Notícias

Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba – Edição 2021

Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba – Edição 2021

Ao longo de 2021, o Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba – Edição 2021 se uniu a diversos realizadores audiovisuais para oferecer consultorias para projetos de roteiro e formação em cinema gratuitas. Os novos desafios desse momento serviram para reafirmarmos nosso compromisso de lutar por um cinema com narrativas diversas e de democratizar o acesso à formação em cinema no Paraná.

O projeto iniciou a edição 2021 com o lançamento das inscrições para os Núcleos de Desenvolvimento de Longas, Curtas e Séries. Foram 408 projetos inscritos de todo o país, dos quais 60 foram selecionados para uma rodada de entrevistas, que resultou na seleção de 36 projetos para desenvolverem seus roteiros, sendo 12 longas, 12 séries e 12 curtas. 

Durante o período de inscrição para o NPA, foram ofertadas três masterclasses gratuitas e online para inspirar e ajudar os interessados no desenvolvimento de suas propostas: Masterclass de Roteiro para Curtas-Metragens, realizada em março, com Laís Melo; Masterclass de Roteiro: eixos, estrutura e gêneros dramáticos, também em março e ministrada por Daniel Tavares, que já se tornou uma tradição do Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba; e a Masterclass Desenvolvimento de Séries, realizada em abril e ministrada por Camila Agustini. 

Após as três masterclasses e com os 36 projetos de roteiros selecionados, os trabalhos dos Núcleos de Desenvolvimento começaram. Cada Núcleo foi acompanhado por um orientador, sendo Laís Melo a orientadora dos projetos de curtas, Daniel Tavares o de longas e Renata Sofia a de séries. Entre abril e setembro de 2021, os roteiristas participantes do NPA e orientadores se reuniram em encontros online para debater e desenvolver os projetos. Foram mais de 100 horas de trocas, conversas e apoio entre os roteiristas. 

Outras masterclasses foram realizadas na edição 2021 do NPA: em julho, a masterclass Cinema Brasileiro: Colonialidade e Resistências, com Michel Carvalho; em setembro, A Construção da Personagem e a Ética da Representatividade, com Alice Marcone; e em março de 2022 a Mesa Redonda Cinema Paranaense: cenários e perspectivas, com Antonio Gonçalves Jr, Eduardo Baggio e Paula Gomes, e mediação de Marcelo Munhoz.

Além dos encontros com os orientadores dos Núcleos de Desenvolvimento, os projetos selecionados pelo NPA também participaram de outras três atividades, que focaram na produção audiovisual: Consultoria de Produção em Editais, com a produtora Mariana Holtz; Consultoria de Pitching, com a roteirista Jessica Candal; e Consultoria de Produção, com o produtor Antonio Gonçalves Jr.

Mostra Final

Em 2021, a tradicional Mostra Final do Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba permaneceu no formato online, o que possibilitou o contato dos roteiristas com 18 produtoras e distribuidoras de todo o Brasil, em etapas totalmente remotas. 

As produtoras e distribuidoras interessadas nos projetos desenvolvidos durante o NPA 2021 receberam um catálogo com sinopses, imagens de referência, minibio e contato dos roteiristas. Na sequência, a Tambor Multiartes disponibilizou via Vimeo vídeos dos pitchings dos projetos. A partir daí, as produtoras puderam contatar os roteiristas em reuniões individuais remotas, resultando em possibilidades concretas de realização dos projetos, cujo resultado seguirá aparecendo nos próximos meses e anos.

O Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba encerra a Edição 2021 com imensa felicidade por ter descoberto novos talentos do audiovisual, por ter ajudado a desenvolver roteiros que tocarão o público e por ter contribuído pelo fortalecimento da cultura no Paraná.

Confira um resumão da edição 2021 do NPA no vídeo abaixo!

FICHA TÉCNICA 

ORIENTADORES

Roteirista, graduado pela UFRJ e pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños/EICTV, Cuba e mestre em Estudos Latino-americanos pela Universidade Federal da Integração Latino-americana/UNILA. Coordenou a cátedra do curso regular de Roteiro da EICTV entre 2011 e 2013. Participou em laboratórios de desenvolvimento como consultor (Nuevas Miradas, 34o Festival de Cinema de Havana, 2012) e como coordenador (I Festival Latino-americano de Cinema 3 Margens, Foz do Iguaçu, 2017); bem como em comissões técnicas de avaliação de projetos de longa-metragem em editais regionais brasileiros (Funcultura, Pernambuco, 2015; e FAC, Distrito Federal, 2016). Atualmente, mantém atividades docentes no Brasil (Centro Audiovisual Norte-Nordeste; Porto Iracema das Artes) e em Cuba (Curso Regular de Roteiro Cinematográfico, EICTV). Em paralelo aos Núcleos Criativos dos quais participa (Muiraquitã Filmes/SP, 2016; Cinema Inflamável/CE, 2017; Videofilmes/RJ, 2018) e as consultorias profissionais de roteiro para ficção e documentário, escreve e desenvolve projetos em parceria com roteiristas, produtorxs e diretorxs do Brasil e das mais diversas latitudes da América Latina.

Laís atua como roteirista, diretora, diretora de arte e educadora em cinema. Em 2017 estreou seu primeiro filme, “Tentei”, que percorreu festivais de cinema, ganhando alguns prêmios, incluindo o de melhor filme, fotografia e atuação no 50º Festival de Cinema Brasileiro, em Brasília (DF). Agora finaliza seu segundo curta-metragem autoral, “Me deixei ali”; desenvolve o projeto de longa-metragem ficcional “Histeria”, contemplado no Edital de Produção e Desenvolvimento de Obras Audiovisuais 2019; e o projeto “Filmes-Cartas para o futuro”, para a National Geographic, onde atua como co-roteirista e co-diretora. Laís foi diretora assistente do longa-metragem “Deserto Particular”, com direção de Aly Muritiba e diretora de arte na série “Fim de Comédia”, dirigida por Jéssica Queiroz; no longa “Tantas Almas”, dirigido por Nicolás Rincón; na série “É Nóis por Nóis”, dirigida por Aly Muritiba e Jandir Santin; além de diversos curtas-metragens.

Roteirista da TV Globo. Autora e Roteirista dos longas originais “MC Estrela” em pré-produção pela Kromaki e “Dunas do Abaeté”, selecionado para o 10˚ Laboratório Novas Histórias Sesc. Dramaturga colaboradora da peça “A protagonista”, Roteirista colaboradora da série infantil “Detetives do Prédio Azul” (12 e 13 temporadas); desenvolvimento de série de humor para Netflix; piloto de sitcom inédito pro canal Multishow; das séries de ficção em desenvolvimento “Ladrão que Rouba Ladrão”, “Paixão FC”, “Sonhos Suburbanos” e “Dissonantes”;das séries animadas “Arabela”, “Get Along Gang” e do desenvolvimento do Núcleo Criativo da 2Dlab. Participou do painel “Afrobrasilidades” com o projeto original de série infantil “O Laboratório do Porão” no Rio Content Market 2017. Selecionada para o 1º Laboratório de Narrativas Negras para o Audiovisual – Flup, Film2B e TV Globo. Formada pela UERJ em Comunicação Social, trabalhou por quatro anos na TV Globo como produtora de conteúdo web.

EQUIPE

Os comentários estão desativados.