Notícias

MOSTRA FINAL DE PROJETOS DO NPA 2021

MOSTRA FINAL DE PROJETOS DO NPA 2021

O Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba chega ao final de mais uma edição, com a tradicional Mostra Final de Projetos! Em 2021, a Mostra permanece no formato online e representa mais do que apenas a finalização dos trabalhos do ano. Ela materializa o esforço de diversos realizadores audiovisuais de externalizar suas narrativas e de lutar pela cultura num Brasil de retrocessos.

Ao longo do ano, foram desenvolvidos projetos de curtas, longas-metragens e séries de ficção, em encontros liderados pelos orientadores Laís Melo, Daniel Tavares e Renata Sofia, respectivamente.  Agora, é hora de ver esses projetos ganharem o mundo e parceiros de produção!

Na Mostra Final, os participantes NPA apresentarão seus projetos a algumas das principais produtoras de cinema e players do país, em um formato similar ao de um pitching, abrindo espaço para parcerias e coproduções.

As produtoras e players já receberam um catálogo especial com todas as informações necessárias sobre os projetos e poderão assistir aos pitchings gravados pelos autoras e autores dos projetos. A partir de então, poderão entrar em contato diretamente com os roteiristas para tirar dúvidas e conversar sobre quaisquer outros detalhes.

Deixamos um imenso agradecimento aos que contribuíram em mais uma jornada do Núcleo! Vida longa à cultura, ao cinema e aos participantes do NPA Edição 2021!


CONHEÇA OS PROJETOS DESENVOLVIDOS NO NPA CLICANDO AQUI! 

Abaixo, você confere as produtoras, distribuidoras e players que participarão da Mostra Final do NPA 2021.

Amazon Studios produz séries e filmes ousados e inovadores de criadores promissores e de alto nível para pessoas em mais de 240 países e territórios. Não procuramos nenhum gênero ou formato específico. Gostaríamos de contemplar ao máximo a diversidade da população brasileira com ideias originais e de alta qualidade com as quais as pessoas possam se identificar, se relacionar e se apaixonar.

A Beija Flor Filmes vem realizando filmes que discutem questões voltadas ao universo LGBTQIA+, com destaque para o premiado longa-metragem “Alice Júnior” (2019) que fez estreia internacional na Mostra Generation do 70º Festival Internacional de Cinema de Berlim, além de ter sido selecionado para os mais importantes festivais de cinema do Brasil entre eles  52º Festival de Cinema de Brasília. Ao todo o filme conquistou 21 prêmios e atualmente está disponível na Netflix para mais de 190 países. A produtora  está em busca de roteiros de longas-metragens e séries, nos formatos de ficção ou documentário de todos os gêneros, com preferência ao público adolescente.

O Canal Brasil é, hoje, um dos principais parceiros do cinema do país, tendo coproduzido mais de 350 longas-metragens nos últimos 10 anos. Buscamos séries, interprogramas e longas-metragens de ficção, documentário e animação em desenvolvimento ou finalização, voltados para o público adulto.

A Descoloniza Filmes nasceu em 2017 com propósito explícito em seu próprio nome. Basicamente, acreditamos que a experiência humana não se resume a conceitos formulados em uma única região do planeta, e, menos ainda, por um único gênero. Consideramos a descolonização do pensamento, propondo novas reflexões, novas linguagens, novas vozes, priorizando obras dirigidas por mulheres e com foco na desregionalização da produção. Temos o compromisso de fazer da Descoloniza muito mais do que uma distribuidora, mas um ponto de encontro para discussões, com temáticas que contribuam com a reconstrução de uma nova sociedade, uma nova forma de pensar.

Criamos, produzimos e distribuímos conteúdo audiovisual com a missão de criar experiências potentes, entreter, emocionar e ampliar a visão de mundo das mais diversas audiências. Estamos a procura de longas de ficção para a família (comédia, comédia romântica, ação, aventura), dramas e filmes de todos os gênero com histórias autênticas e universais. Séries dos mais diversos gêneros que tenham um universo relacionável com o do público, que gere identidade, tenham ousadia nos personagens e trama consistente pra progressão ao longo da temporada e potencial para outras.

A Embaúba Filmes é uma distribuidora especializada em cinema brasileiro, criada em 2018 e sediada em Belo Horizonte. Possui, em seu catálogo, premiados filmes como Arábia, de Affonso Uchôa e João Dumans, Chuva É Cantoria na Aldeia dos Mortos, de João Salaviza e Renée Nader Messara; Inferninho, de Guto Parente e Pedro Diógenes e No Coração do Mundo, de Gabriel Martins e Maurílio Martins. A distribuidora busca se diferenciar pela  qualidade dos filmes lançados, apostando em obras de grande relevância cultural e política. Busca obras de longa- metragem, de perfil artístico/autoral, de qualquer gênero.

A Fênix Filmes é uma distribuidora independente com foco no melhor da produção cinematográfica mundial. Com apenas 6 anos operando no mercado de distribuição, a jovem Fênix vem trazendo para o Brasil filmes aclamados pela crítica e premiados nos principais festivais internacionais como Cannes, Veneza e também indicados ao Oscar.

A GP7 Cinema é uma produtora paranaense fundada em 2001 por Guto Pasko e Andréia Kaláboa. Nosso foco de atuação é a produção de conteúdo para cinema e televisão. Buscamos projetos de longas-metragens e séries de ficção e documentais, bem como parcerias com novos diretores e de coprodução.

Sensibilizada pelo desejo de construção, difusão e afirmação de conteúdo brasileiro original, a Grafo cria e realiza produções audiovisuais para todas as plataformas. Seus filmes já rodaram o mundo e conquistaram mais de 200 prêmios. Dentre suas principais produções: A Fábrica (Oscar), Pátio (Cannes) Tarântula (Veneza), Ainda Ontem (Clermond-Ferrand), O Estacionamento (Melhor Filme Festival do Rio), Ferrugem (Melhor Filme em Gramado), Zona Árida (Menção Especial Dok Leipzig), Deserto Particular (Prêmio do Público Veneza, Indicado Brasileiro ao Oscar), Jesus Kid (3 prêmios Festivais de Gramado) e A mesma parte de um homem (Prêmio Helena Ignez Mostra de Tiradentes). A Grafo também realiza o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, um dos festivais mais importantes do Brasil.

A LB Entertainment é uma produtora desenvolvedora de propriedade intelectual. Por trás de sucessos como “Sintonia” (o maior lançamento brasileiro da Netflix) e “Samantha!”, e nomeada ao Emmy Internacional por dois anos consecutivos (com “Latitudes” e “A Vida Fora dos Campos”), a LB realizou projetos para a Netflix, HBO, Amazon, TNT, Warner Channel, Red Bull e YouTube — e trabalha atualmente em “Lov3” sua primeira série para a Amazon.

A produtora O Quadro, em uma década de existência, estabeleceu‑se nacionalmente como um grupo que produz filmes jovens, com temáticas ligadas ao amor e às relações humanas, tratados de forma bem‑humorada e autoral. Busca longas e séries de diretores com alguma experiência, ficção ou documentário de todos os gêneros, com preferência ao público jovem.




A O2 Play é uma distribuidora apaixonada por filmes e séries fundada em 2013 por Igor Kupstas que faz parte do grupo O2 Filmes, de Paulo Morelli, Andrea Barata Ribeiro e Fernando Meirelles.

A Olhar Distribuição nasceu do desejo de buscar a pluralidade de experiências, de visões de mundo, de mostrar a diversidade que existe no contexto em que vivemos. Cada filme tem um universo próprio, repleto de cores, texturas, sorrisos, dilemas e culturas singulares. Nosso objetivo é respeitar o universo próprio a cada filme, suas cores, sua cultura, seus sorrisos e transpor as fronteiras que limitam os mundos ficcionais e reais para levá-los a outros olhares, cercados de realidades distintas, a fim de sensibilizar e provocar a reflexão. Entendemos que o momento é o de olharmos, também, para a pluralidade de realidades singulares: Queremos ouvir a história que elas, mulheres, querem contar – negra, branca, transexual -, queremos assistir ao filme que as pessoas negras desejam filmar; levar as telas o indígena do jeito que ele quer ser.

A Pandora é uma distribuidora de filmes independentes que há 30 anos busca ampliar os horizontes da distribuição de filmes no Brasil revelando nomes outrora desconhecidos no país e relançando clássicos memoráveis em cópias restauradas. A empresa está em busca de longas nacionais, de diretores renomados e também de novos talentos, nos formatos de ficção de todos os gêneros, com preferência ao público adulto.

Fundada em 2003, a Panorâmica é uma produtora independente que já criou e produziu mais de 55 programas em diferentes gêneros. Atualmente possui contratos firmados de desenvolvimento e produção de séries e longas com: Netflix, Discovery Kids, Amazon, Disney/Buena Vista, Globoplay, Galeria e WarnerMedia, a serem produzidos em 2022/2023. E está em busca de séries e longas de ficção de ação, aventura, policial/investigativo, drama e infanto-juvenil.

A Pipa Pictures é uma empresa de distribuição com sede no Rio de Janeiro com mais de 15 anos de mercado lançando filmes Brasileiros. Os Filmes distribuídos pela Pipa são frequentemente premiados em festivais e aclamados pela crítica. Mais recentemente, a empresa passou por uma reformulação, mudando sua identidade visual e logomarca, visando também o público internacional. Nos últimos anos, Pipa Pictures distribuiu filmes como “Jovens Polacas” (dir. Alex Levy-Heller), “O Intruso” (dir. Paulo Fontenelle), “Elvis e Madona” (dir. Marcelo Laffite), “Tropykaos” (dir. Daniel Lisboa), “Belair! (dir. Bruno Safadi) e muitos outros.

A Box Brazil é a maior programadora independente de TV por assinatura brasileira. Conta com cinco canais em seu portfólio, quatro deles para o mercado nacional, distribuídos nas principais operadoras do país, entre elas Claro, Sky, Vivo, Oi, Algar, Multi Play entre outras, estando presente em mais de 16 milhões de lares. Dentre os canais brasileiros estão o Prime Box Brazil, Travel Box Brazil, Music Box Brazil e Fashion TV. O Prime Box Brazil tem em sua programação obras de ficção e documentários em curta, média e longa metragens, além de obras seriadas dos mais variados gêneros.

Pródigo Filmes é uma conceituada produtora brasileira, conhecida por “Cidade Invisível”, série de fantasia e folclore brasileiro, criada por Carlos Saldanha (cuja segunda temporada está em desenvolvimento) e “Coisa Mais Linda”, ambas desenvolvidas e produzidas para Netflix. Também produziu os longas-metragens “O Roubo da Taça”, “A Hora e a Vez de Augusto Matraga” e “Sueño Florianópolis”. Atualmente, Pródigo está desenvolvendo a série “Amar é Para os Fortes”, com Marcelo D2 e Antonia Pellegrino, para a Amazon Studios. Estamos em busca de séries e longas-metragens de ficção, com preferência (mas não apenas) para temática young adult, gêneros híbridos e projetos que tragam consigo questões de relevância no debate público, como diversidade e representatividade.

Os comentários estão desativados.