Notícias

Masterclass “Cinema Brasileiro: Colonialidade e Resistências”, com Michel Carvalho

Masterclass “Cinema Brasileiro: Colonialidade e Resistências”, com Michel Carvalho

Estão abertas as inscrições para a quarta masterclass gratuita do Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba – Edição 2021. Desta vez, o NPA traz o roteirista e antropólogo Michel Carvalho para compartilhar sua experiência e pesquisas na masterclass “Cinema Brasileiro: Colonialidade e Resistências”.

Serão dois dias de curso, com o objetivo de levar os participantes a pensar sobre a representação da diversidade no audiovisual brasileiro, bem como estabelecer uma interlocução entre a pluralidade do mundo social e a construção de personagens, universos e realidades ficcionais. Conjugando teorias contemporâneas acerca dos marcadores sociais da diferença com a prática da análise de filmes e séries, Michel Carvalho buscará oferecer reflexões e ferramentas para a fabulação criativa em narrativas de ficção.  

EMENTA

Encontro I

Exposição com um breve histórico acerca das primeiras experimentações com imagens em movimento e quem eram os personagens que o “primeiro cinema” se interessava em representar. Será falado do Cinema enquanto parte do projeto colonial. Relações entre Cinema e Cultura serão estabelecidas. Discussão sobre os diversos modos como classe, raça, etnicidade, gênero e sexualidade atuam de forma articulada na conformação de diferenças entre os sujeitos. E, por fim, os conceitos de Decolonialidade e Descolonização, que promovem a passagem das ditas minorias sociais de Objeto a Sujeito da ação cinematográfica. 

Encontro II

Interseccionando diferenças entre Raça, Classe, Gênero/Sexualidade e Religião no Cinema Brasileiro, serão apresentados exemplos práticos de tramas, personagens e narrativas presentes em filmes e séries que subvertem (ou reiteram) lugares de privilégio ou desigualdade social. Refletindo sobre a criação de novos imaginários e outros repositórios, serão apresentados caminhos narrativos, possibilidades de Linhas de Fuga e Fabulação Criativa para a construção de um audiovisual decolonial, potente e (quem sabe?) livre de opressões. 

A participação é gratuita, mas é necessário fazer inscrição para garantir a vaga, pois são limitadas. Basta preencher o formulário de inscrição abaixo e aguardar o contato por e-mail da produção.

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

Anote na agenda!
Quando: 24 e 31 de julho de 2021, sábados
Horário: 10h às 12h

MICHEL CARVALHO

Roteirista e antropólogo, Michel Carvalho é graduado, mestre e doutorando em Antropologia pela UFRJ, pesquisa questões relacionadas a gênero, raça e sexualidade no cinema. Estudou roteiro com Patrick Vanetti, diretor do Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual, Lucas Paraízo e Zé Carvalho. É especialista em Cinema Etnográfico pela Fiocruz. Cursou a Oficina de Roteiristas e a Oficina de Escrita de Humor da Rede Globo de Televisão. Atuou como roteirista e pesquisador em mais de 20 produtos; onde se destacam as séries de ficção Perrengue (MTV), Matches (Warner Channel) e Temporada de Verão (Netflix); os longa-metragens documentais Torre das Donzelas (Melhor Filme nos festivais de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Uruguai e Portugal), Mussum – um filme do cacildis (Amazon Prime), Prazer em Conhecer (premiado no Spring Film Festival Barcelona) e a série documental Favela Gay – Periferias LGBTQI (Canal Brasil). Atuou ainda como consultor de roteiro e questões raciais em série de ficção para a Glaz Entretenimento e em série documental para a Globoplay. Trabalha também como curador de roteiros no FRAPA e no Laboratório Novas Histórias. É professor na Roteiraria. Atualmente se dedica à escritura de seu longa ficcional A Mais Forte, contemplado em edital do Ministério da Cultura, à adaptação audiovisual de um romance para a Barry Company e faz parte da equipe de colaboradores de uma das próximas novelas da Rede Globo.

Os comentários estão desativados.