Notícias

NPA 2021: Masterclass de Roteiro para Curtas-Metragens

NPA 2021: Masterclass de Roteiro para Curtas-Metragens

Para encorajar os que pretendem inscrever um projeto de roteiro no Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba – Edição 2021, lançamos a primeira masterclass gratuita do ano: Roteiro para Curtas-Metragens, com Laís Melo.

Nesta masterclass, a Laís Melo, que também será a orientadora do Núcleo de Desenvolvimento de Curtas do NPA, vai refletir sobre as histórias que precisamos contar e os caminhos que nos ajudam a organizar as ideias para transformá-las em roteiros e depois filmes. Partindo da intenção de cada um, de seu lugar no mundo, a masterclass vai investigar as etapas de desenvolvimento da história, como escrever em imagens e roteirizar suas vontades, criação dos personagens e pensar a importância do curta como processo de amadurecimento do seu olhar e caminho importante para entrada no mercado cinematográfico.

O encontro será online no dia 13 de março, das 10h às 12h e das 14h às 16h. A participação será gratuita, mas é necessário fazer inscrição para garantir a vaga, pois são limitadas. Basta preencher o formulário de inscrição abaixo e aguardar o contato por e-mail da produção.

Conteúdo:

  • A ideia: os diversos dispositivos para se criar uma história e entender seu olhar ao mundo.
  • Etapas de desenvolvimento: o que é storyline, sinopse, escaleta e argumento.
  • Personagens: a importância de ter sujeitos complexos na narrativa,,caminhos para criar profundidades no espaço-tempo de um curta.
  • O roteiro: como escrever suas ideias, aspectos básicos de um roteiro.
  • O curta como processo de amadurecimento do seu olhar e caminho importante para entrada no mercado cinematográfico: exemplos de trajetórias de alguns realizadores, festivais.

Clique aqui e faça sua inscrição!

Anote na agenda!
Quando: 13 de março de 2021
Horário: 10h às 12h e 14h às 16h

Laís atua como roteirista, diretora, diretora de arte e educadora em cinema. Em 2017 estreou seu primeiro filme, “Tentei”, que percorreu festivais de cinema, ganhando alguns prêmios, incluindo o de melhor filme, fotografia e atuação no 50º Festival de Cinema Brasileiro, em Brasília (DF). Agora finaliza seu segundo curta-metragem autoral, “Me deixei ali”; desenvolve o projeto de longa-metragem ficcional “Histeria”, contemplado no Edital de Produção e Desenvolvimento de Obras Audiovisuais 2019; e o projeto “Filmes-Cartas para o futuro”, para a National Geographic, onde atua como co-roteirista e co-diretora. Laís foi diretora assistente do longa-metragem “Deserto Particular”, com direção de Aly Muritiba e diretora de arte na série “Fim de Comédia”, dirigida por Jéssica Queiroz; no longa “Tantas Almas”, dirigido por Nicolás Rincón; na série “É Nóis por Nóis”, dirigida por Aly Muritiba e Jandir Santin; além de diversos curtas-metragens.

Os comentários estão desativados.