Notícias

Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba – edição 2020

Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba – edição 2020

O Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba (NPA) busca promover a troca de ideias entre roteiristas e realizadores, profissionais ou novos talentos, e fomentar a indústria audiovisual. Em 2020, em plena pandemia, o NPA intensificou suas atividades aproveitando o alcance da internet.

O projeto iniciou a edição 2020 com a tradicional Masterclass de Roteiro com Jessica Candal e Daniel Tavares na Cinemateca de Curitiba, em 8 e 9 de fevereiro. O evento abriu as inscrições para o Núcleo, que recebeu 130 inscrições, entre longas-metragens e séries, selecionando 24 projetos para participar do grupo de orientação.

Com o início da quarentena, as atividades do Núcleo migraram para o formato remoto. Entre março e outubro de 2020, foram realizados encontros quinzenais e online para o desenvolvimento dos projetos, sob a orientação dos roteiristas Jessica Candal, Daniel Tavares, Jaqueline Souza e Marcos Hinke.

Além disso, três masterclasses remotas aconteceram: em agosto, a Masterclass Roteiro Cena a Cena, com David França Mendes; em setembro e outubro, foi a vez da Masterclass Construção de Personagem, com Cristina Gomes; e em novembro, a Masterclass Narrativas Audiovisuais: do curta-metragem à ficção seriada, com Gabriela Amaral Almeida. No total, as masterclasses reuniram – presencial e remotamente – cerca de 480 participantes, do Paraná, de outros 12 estados brasileiros e do exterior.

Mostra Final

Na edição passada (2019), ao final do ano de atividades, realizamos uma Mostra Final presencial, em que os participantes apresentaram seus projetos às principais produtoras de cinema de Curitiba. Em um formato similar a um pitching, o evento abriu espaço para parcerias e coproduções. Já em 2020, devido às restrições sanitárias da covid-19, levamos a Mostra Final para o ambiente virtual. Este formato possibilitou o contato dos roteiritas com 15 produtoras e distribuidoras de todo o Brasil, em etapas totalmente remotas.

Funcionou assim: produtoras e distribuidoras interessadas nos projetos desenvolvidos durante o NPA 2020 receberam em novembro um catálogo com sinopses, imagens de referência, minibio e contato dos roteiristas. A Tambor Multiartes disponibilizou os pitchings gravados no Cine Passeio, para que os players conhecessem melhor os projetos e respectivas autoras e autores. A partir daí, as produtoras puderam contatar os roteiristas em reuniões individuais remotas, resultando em possibilidades concretas de realização dos projetos, cujo resultado seguirá aparecendo nos próximos meses e anos.

O NPA Curitiba segue de forma cada vez mais intensa, fomentando a produção audiovisual diversificada para todas as plataformas e formatos. Aguardem as próximas edições!

FICHA TÉCNICA

Orientadores

JESSICA CANDAL

Jessica rosto

Jessica Candal é Bacharel em Audiovisual (ECA-USP) e especialista em Poéticas Visuais (EMBAP). Como diretora realizou os curtas-metragens Ainda Ontem, Bárbara na Cidade, Teia e O Espelho de AnA. Na área de curadoria, atuou como criadora e curadora do “Reflexos de AnA – Mostra de Documentários de Mulheres” e colaborou com o “Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba”, “FICBIC – Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba” e o festival “COLORS: Cinema+diversidade”. E como roteirista, escreveu os longas: Horizonte; Eduardo e Mônica, em parceria com Michele Frantz; Tão Longe do Centro da Terra, em parceria com Aarón Fernández; e Barba Ensopada de Sangue e Ferrugem, em parceria com Aly Muritiba. Em 2014, Horizonte, seu primeiro roteiro de longa-metragem, venceu o Concurso de Pitchings do Olhar de Cinema e em 2017 participou do Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting. E em 2018, Ferrugem ganhou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Gramado. Atualmente está desenvolvendo seu segundo roteiro autoral, “Bárbara na Cidade e Outras Histórias”, além da cinebiografia “A Rua é Nóiz”, em parceria com Aly Muritiba, Toni C. e Emicida.

DANIEL TAVARES

foto Daniel_Tavares 800x600

Roteirista, graduado pela UFRJ e pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños/EICTV, Cuba e mestre em Estudos Latino-americanos pela Universidade Federal da Integração Latino-americana/UNILA. Coordenou a cátedra do curso regular de Roteiro da EICTV entre 2011 e 2013. Participou em laboratórios de desenvolvimento como consultor (Nuevas Miradas, 34o Festival de Cinema de Havana, 2012) e como coordenador (I Festival Latino-americano de Cinema 3 Margens, Foz do Iguaçu, 2017); bem como em comissões técnicas de avaliação de projetos de longa-metragem em editais regionais brasileiros (Funcultura, Pernambuco, 2015; e FAC, Distrito Federal, 2016). Atualmente, mantém atividades docentes no Brasil (Centro Audiovisual Norte-Nordeste; Porto Iracema das Artes) e em Cuba (Curso Regular de Roteiro Cinematográfico, EICTV). Em paralelo aos Núcleos Criativos dos quais participa (Muiraquitã Filmes/SP, 2016; Cinema Inflamável/CE, 2017; Videofilmes/RJ, 2018) e as consultorias profissionais de roteiro para ficção e documentário, escreve e desenvolve projetos em parceria com roteiristas, produtorxs e diretorxs do Brasil e das mais diversas latitudes da América Latina.

JAQUELINE M. SOUZA

Jaqueline M. Souza é formada em Cinema pela Faculdade de Artes do Paraná e atua como oficineira, roteirista e consultora. É uma das fundadoras da Tertúlia Narrativa. Foi membro do comitê de seleção do Cabíria – Prêmio de Roteiro em sua primeira e segunda edição e membro do Júri Oficial do Concurso de Longa-metragem do FRAPA 2017. Em 2018, foi consultora do Curitiba_lab, fez a orientação de roteiros dos projetos de TCC da Vila das Artes, em Fortaleza, membro do júri de Pitchings do Sesi Núcleo de Dramaturgia em Londrina e ministrou aula de roteiro na Academia Internacional de Cinema e no Cena15 do Porto Iracema das Artes, em Fortaleza. Desenvolve o roteiro adaptado dos quadrinhos Magra de Ruim de Sirlanney Nogueira, contemplado no edital Prodav 05/2016 da Ancine. Seu roteiro de longa-metragem, Incubo, foi contemplado no Edital Novos Roteiristas- 2017 do Ministério da Cultura, selecionado para o Laboratório Novas Histórias 2018 e para a bolsa de Desenvolvimento de Roteiros do Instituto Olga Rabinovich.

MARCOS HINKE

Marcos Hinke é formado em Cinema pela Faculdade de Artes do Paraná. Atua como editor e roteirista. Roteirizou materiais institucionais, web content e curtas-metragens, destacando-se o curta-metragem de animação “Julieta de Bicicleta”, selecionado em diversos festivais de cinema nacionais e internacionais como REDCAT International Children’s Film Festival e Seattle Children’s Film Festival, indicado ao Prêmio Brasil de Cinema Infantil, ao Prix Jeunesse Ibero Americano (ComKids) e ganhador do Prêmio de Público no Festival Divercine, no Uruguai. Co- dirigiu o curta-metragem Meu Querido Camaleão, lançado em 2017 e selecionado no Spark Animation no Canadá e na mostra competitiva do Anima Mundi 2017. É um dos fundadores da Tertúlia Narrativa. Seus trabalhos mais recentes incluem o roteiro da websérie Ordinários S.A (em finalização) e a adaptação homônima para o cinema dos quadrinhos Magra de Ruim de Sirlanney Nogueira, contemplado no edital Prodav 05/2016 da Ancine.

Equipe

Marcelo Munhoz – Coordenação Geral e Curadoria
Vivian Britsch – Direção de Produção
Bruna Junskowski – Assistente de Produção
Adriana Alegria – Design Gráfico
Daniel Almeida – Ilustração
Gláucia Domingos – Assessoria de Imprensa
Thadeu Peronne – Captação de Recursos

Os comentários estão desativados.