NPA 2019 – Núcleo de Projetos Audiovisuais

O Núcleo de Projetos Audiovisuais de 2019 foi um sucesso!

Veja abaixo os projetos selecionados, as masterclasses que foram oferecidas e a equipe que fez com que tudo acontecesse.

Roteiristas contemplados:

1. Adriel Nizer Silva
2. Agnes Vilseki e Lu Hiroshi
3. Alana Rodrigues de Asevedo Bomfim Lima
4. Alessandra Pajolla (Projeto: O Silêncio das Flores)
5. Alexandre Lourenço Cardoso e Sonia Procopio
6. Ana Catarina Lugarini
7. Angélica Marina Rodrigues
8. Bruno Lopes Saling
9. Christopher Faust Pereira e Caroline Andressa de Biagi (Projeto: O Mundo de Dênis)
10. Eduardo Andrade Colgan Pereira Jorge
11. Elder Maxwhite e Marcos Savae
12. Giorgia Prates, Isabella Lanave e Laís Melo
13. Henrique dos Santos
14. Iriene Borges da Silva
15. Julien Guimarães Coelho
16. Pedro de Andrade Lima Faissol
17. Renato de Almeida Freitas Jr
18. Renato Sgarbi Ogata
19. Rodriane Dellê Lima
20. Rudolfo Auffinger
21. Stefano Lopes dos Santos
22. Tulio Viaro
23. Vanessa Leal da Silva Souza
24. William Martins de Oliveira

Masterclasses:

1ª Masterclass | Roteiro com Jessica Candal e Daniel Tavares

2ª Masterclass | Roteiro de séries com Tertúlia Narrativa

3ª Masterclass | Montagem e a Narrativa Cinematográfica com Cristina Amaral

4ª Masterclass | Dramaturgias Abertas com Márcio Abreu

Equipe:

Orientadores:

JESSICA CANDAL

foto Jessica Candal 800x600

Jessica Candal é Bacharel em Audiovisual (ECA-USP) e especialista em Poéticas Visuais (EMBAP). Como diretora realizou os curtas-metragens Ainda Ontem, Bárbara na Cidade, Teia e O Espelho de AnA. Na área de curadoria, atuou como criadora e curadora do “Reflexos de AnA – Mostra de Documentários de Mulheres” e colaborou com o “Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba”, “FICBIC – Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba” e o festival “COLORS: Cinema+diversidade”. E como roteirista, escreveu os longas: Horizonte; Eduardo e Mônica, em parceria com Michele Frantz; Tão Longe do Centro da Terra, em parceria com Aarón Fernández; e Barba Ensopada de Sangue e Ferrugem, em parceria com Aly Muritiba. Em 2014, Horizonte, seu primeiro roteiro de longa-metragem, venceu o Concurso de Pitchings do Olhar de Cinema e em 2017 participou do Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting. E em 2018, Ferrugem ganhou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Gramado. Atualmente está desenvolvendo seu segundo roteiro autoral, “Bárbara na Cidade e Outras Histórias”, além da cinebiografia “A Rua é Nóiz”, em parceria com Aly Muritiba, Toni C. e Emicida.

DANIEL TAVARES

foto Daniel_Tavares 800x600

Roteirista, graduado pela UFRJ e pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños/EICTV, Cuba e mestre em Estudos Latino-americanos pela Universidade Federal da Integração Latino-americana/UNILA. Coordenou a cátedra do curso regular de Roteiro da EICTV entre 2011 e 2013. Participou em laboratórios de desenvolvimento como consultor (Nuevas Miradas, 34o Festival de Cinema de Havana, 2012) e como coordenador (I Festival Latino-americano de Cinema 3 Margens, Foz do Iguaçu, 2017); bem como em comissões técnicas de avaliação de projetos de longa-metragem em editais regionais brasileiros (Funcultura, Pernambuco, 2015; e FAC, Distrito Federal, 2016). Atualmente, mantém atividades docentes no Brasil (Centro Audiovisual Norte-Nordeste; Porto Iracema das Artes) e em Cuba (Curso Regular de Roteiro Cinematográfico, EICTV). Em paralelo aos Núcleos Criativos dos quais participa (Muiraquitã Filmes/SP, 2016; Cinema Inflamável/CE, 2017; Videofilmes/RJ, 2018) e as consultorias profissionais de roteiro para ficção e documentário, escreve e desenvolve projetos em parceria com roteiristas, produtorxs e diretorxs do Brasil e das mais diversas latitudes da América Latina.

 

MARCELO MUNHOZ | Coordenador Geral e Pedagógico

MARCELO MUNHOZ2Idealizador e coordenador pedagógico do Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba. Diretor, produtor, preparador de elenco, professor de atuação e coordenador da pós-graduação em cinema da PUCPR. Dirigiu o documentário de longa-metragem “A Grande Nuvem Cinza” (2016), que participou de festivais internacionais e foi o ganhador do Grande Prêmio do Júri do 6o Family Film Project – Festival Internacional do Porto (Portugal). Mestrando do Programa de Pós-graduação em Filosofia da PUCPR. Criou projetos de formação e produção audiovisual reconhecidos nacionalmente, como o Olho Vivo, onde produziu ou codirigiu mais de duas dezenas de curtas, o Minha Vila Filmo Eu e o Ficção Viva.

PRODUTORAS:

CRISTIANE SENN

crisCristiane Senn é produtora cultural, educadora. Atualmente é diretora do MIS-PR. Formada em Comunicação (Unicuritiba, 2007) e em Cinema (UNESPAR, 2012). Foi professora de cinema no Colégio Medianeira (2018), e ministrante cineclubes e oficinas de cinema e fotografia para crianças e adolescentes em projetos como o ‘Cinema Nosso’ (2012, UNESPAR), o ‘Frame a Frame’, (2015, Sesc Paço/Tambor Multiartes); e o ‘Cinesesc Educação’ (2013, Sesc Centro/Tambor Multiartes) – do qual foi criadora e organizadora. Coordenou o Núcleo de Crítica de Cinema (2016) e o Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba (2013-2019). Produziu os projetos Ficção Viva (2013 e 2017), o Núcleo Criativo Aqui e Lá (2016, FSA/Ancine/Tu i Tam Filmes) e os filmes ‘O cinturão de Rosilete’ (2020), de Larissa Figueiredo e ‘A Grande Nuvem Cinza’ (2016), de Marcelo Munhoz. Como fotógrafa, realizou a exposição fotográfica ‘Viagem para o Invisível’ (2016), no Museu da Fotografia – Solar do Barão. Integrou a curadoria de curtas-metragens do Festival Olhar de Cinema em 2018 e do FIDÉ – Festival Internacional do Documentário Estudantil em 2019.

ANA PAULA MÁLAGA

Ana Paula Malaga 01Ana Paula Málaga é formada em Cinema pela FAP-UNESPAR, em Publicidade e Propaganda pela PUC-PR e pós graduada em Comunicação Audiovisual, também pela PUC-PR. Desde 2007, trabalha com cinema e já produziu inúmeros materiais audiovisuais, dentre eles projetos como o curta metragem “Ovos de Dinossauro na Sala de Estar” do diretor Rafael Urban; os média metragens “A Outra Margem” e “De tanto olhar o céu gastei meus olhos”, ambos de Nathália Tereza; o curta metragem “O Fim do Verão”, de Caroline Biagi e o longa metragem “O Touro”, de Larissa Figueiredo. Foi produtora das mostras de cinema “Brian de Palma: 24 Mentiras por Segundo”  e “Revisitando Shakespeare”, ambas viabilizadas por editais da Caixa Cultural. Foi Diretora de Produção da série televisiva “Rarefeito”, dirigida por Marçal do Carmo e André Fernando Sturmer e viabilizada pelo Prodav 12/2014 (Região Sul), que estreou na TV Cultura. Foi Produtora Executiva do projeto “Kingston Kombi”, viabilizado pelo edital Rumos Itaú Cultural em 2017.  Em 2018, foi Diretora de Produção dos curtas “A Mulher que Sou”, de Nathália Tereza, “Me deixei ali” de Laís Melo e “Chão de Rua”, de Tomás von der Osten. No ano de 2019 atuou como Produtora de Convidados do 8° Olhar de Cinema – Curitiba International Film Festival, foi produtora do Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba e atualmente trabalha como Coordenadora de Programação do Museu da Imagem e do Som do Paraná.

VÍVIAN BRITSCH

Vivian Britsch é Diretora de Produção do Núcleo de Projetos Audiovisuais desde 2019. Atuou como Produtora de Convidados e Infraestrutura no Olhar de Cinema 2020 e como assistente na edição de 2019. Também já foi Co-Produtora do curta-metragem “Lirion” de Camila Macedo e já integrou a equipe de produção de filmes, séries e curtas como o longa-metragem “Elon Não Acredita na Morte” de Ricardo Alves Jr que participou da Semana dos Realizadores; os curtas metragens “Quinze” e “Constelações”, ambos de Maurilio Martins, produzidos pela Filmes de Plástico; a Mini-série “Rarefeito”.

Assitência de Produção:

BEA GEROLIN

Assessoria de Imprensa

GLAUCIA DOMINGOS

Design Gráfico

ADRIANA ALEGRIA