Lançamento do livro ‘Conversas sobre uma Ficção Viva’
Projeto Ficção Viva II compila em livro os melhores momentos das oficinas realizadas em Curitiba com seis cineastas ibero-americanos
De outubro de 2012 a junho de 2013, seis importantes cineastas ibero-americanos estiveram em Curitiba para ministrar oficinas de roteiro e participar de encontros abertos ao público, na segunda edição do projeto Ficção Viva, realizado com patrocínio do Programa Petrobras Cultural. Estudantes, realizadores, professores e cinéfilos de vários estados brasileiros participaram do evento mensal, que iniciou com a presença de Karim Aïnouz, diretor de filmes como Madame Satã, O Céu de Suely e Abismo Prateado. Em novembro de 2012, o convidado foi o mexicano Guillermo Arriaga, vencedor do prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes por Três Enterros. Retomado em 2013, o projeto trouxe Kleber Mendonça Filho – diretor do mundialmente premiado O Som ao Redor –, o português Miguel Gomes – cujo terceiro longa-metragem, Tabu, integrou as principais listas de melhor filme do ano de 2012 – e a argentina Lucrecia Martel, roteirista e diretora de O Pântano, considerado o melhor filme produzido na América Latina nos anos 2000. O ciclo encerrou em junho com o mexicano Carlos Reygadas, premiado três vezes no Festival de Cannes, a mais recente pela direção de Post Tenebras Lux. Grande parte do conteúdo destas oficinas foi compilada e integra o livro Conversas sobre uma Ficção Viva, que foi lançado às 20h do dia 05 de novembro, na Cinemateca de Curitiba. Com 212 páginas e design gráfico assinado pelo estúdio Tijucas, a obra também traz fotografias e entrevistas inéditas com os realizadores, e teve a distribuição gratuita de 100 exemplares no evento. Em seguida, houve uma sessão em formato digital (Blu-Ray e DVD), com a exibição de curtas-metragens dos seis diretores convidados desta edição.
O livro foi distribuído gratuitamente ao público, na sessão de lançamento e através do site oficial do projeto, tendo esgotado antes mesmo do final do ano.
Para quem ficou sem o seu exemplar de “Conversas sobre uma Ficção Viva”, o livro já está disponível para leitura em formato digital.
Para acessá-lo, clique aqui.
Além do patrocínio do Programa Petrobras Cultural, Ficção Viva II conta com a parceria do SESI-PR, da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Cultural de Curitiba. O projeto também tem o apoio cultural do restaurante Ile de France, da Aldeia do Beto, do jornal Gazeta do Povo e da RPCTV.
Fotos por: Nicole Lima
Mais informações:
+55 41 3503 8606