Núcleo de Crítica de Cinema
De modo a fortalecer a produção de pensamento intelectual, que é essencial no meio artístico, a Tambor Multiartes propõe, por meio do Fundo Municipal e Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, com o apoio Cultural do Serviço Social da Indústria – Sesi PR, o Núcleo de Crítica de Cinema: um espaço organizado e continuado, com um grupo fixo de críticos e aprendizes, que se reunirão regularmente para discutir filmes, roteiros, filmografias e os próprios textos que serão escritos.
Dividido em 10 encontros ao longo do ano, a primeira edição deste Núcleo terá a orientação geral e acompanhamento do crítico de cinema e pesquisador Luiz Carlos Oliveira Jr, e a participação dos críticos Sérgio Alpendre, Francis Vogner dos Reis e Luís Rocha Melo. As atividades desenvolvidas no Núcleo visam à formação e aperfeiçoamento do olhar crítico, à ampliação do repertório conceitual dos participantes e à orientação daqueles que estiverem interessados na iniciação ou na continuidade da atividade de crítica cinematográfica.
Luiz Carlos Oliveira Jr. é crítico e pesquisador de cinema. Autor do livro ‘A mise en scène no cinema: Do clássico ao cinema de fluxo’ (Papirus, 2013). Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), sob orientação do Prof. Dr. Ismail Xavier. Já colaborou para as revistas Bravo!, Cult, Interlúdio, Paisà e Foco e para o Guia Folha – Livros, Discos e Filmes. Ministrou cursos e oficinas em espaços como Centro Cultural Banco do Brasil, CineSESC, Cine Humberto Mauro e Fundação Getúlio Vargas. Foi editor da revista eletrônica Contracampo.
CLIQUE AQUI para visualizar o Resultado do Processo Seletivo.
—
As inscrições para o processo seletivo do NCC estão encerradas. No entanto, ao longo do ano teremos três eventos com vagas abertas à comunidade.
Nas Conversas Abertas do Núcleo de Crítica de Cinema, são oferecidas 10 vagas para o público, que poderá assistir à aula do crítico convidado junto com a turma do NCC. Em 2016, os encontros terão a presença de Sérgio Alpendre em julho, Luís Rocha Melo em agosto e Francis Vogner dos Reis em setembro.
Para informações sobre as Conversas Abertas, CLIQUE AQUI.
Continue atento à página do FB e ao site para não perder o período de inscrições.