Conheça os projetos desenvolvidos na edição 2020 do NPA
Para encerrar a edição 2020 do NPA, os participantes apresentam seus projetos desenvolvidos à produtoras e distribuidoras. Esta apresentação, a Mostra Final de Projetos, é um espaço para parcerias e coproduções. Neste ano, o formato será online, criando a possibilidade de contato dos roteiristas com produtoras e distribuidoras de todo o Brasil.
O que mais queremos é ver estes projetos voando!
CONHEÇA OS PROJETOS:
LONGAS-METRAGENS
A MENINA QUE SANGROU MULHER
Drama | Público adulto
Em 1936, Dinha, uma garota de 13 anos, é convencida a casar com o cunhado depois que a irmã morre. Ela é entregue a Antonio sob uma condição: o casamento só será consumado quando vier sua primeira menstruação. Meses após o casório, a menstruação da garota chega. Na esperança de reverter a situação, Dinha passa a agir como uma criança mais nova, para que, assim, não tenha de fazer com o marido “o que faz as mulheres sangrarem”.
ALANA RODRIGUES
Graduada em Cinema e Vídeo pela UNESPAR, Universidade Estadual do Paraná. Em 2017, realizou o curso Desarrollo de Proyectos Cinematográficos Iberoamericanos com o projeto Terrestre, pela Fundación Carolina, em Madrid. Em 2019, ganhou o Cacto de Ouro por Melhor Roteiro de Curta de Ficção pelo curta Julieta de Bicicleta, no Festival 14 º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões. Assinou o roteiro do longa-metragem A Mesma Parte de Um Homem em parceria com Ana Johann. O longa foi filmado em fevereiro de 2019 e será estrelado pelos atores Irandhir Santos e Clarissa Kiste, com previsão de estreia em festivais para 2021.
ARCANJO
Épico, Romance, Drama | Público jovem e adulto
Numa cidadezinha perdida nos confins do Paraná, Bento é um guri afamado: todos creem que o rapaz que vive recluso em sua casa é um anjo. Com o desprestígio da igreja local frente à seita do carismático Josias Jones, o anjo é convocado para trazer suas ovelhas para o seio da igreja. Livre, Bento desbrava o mundo além de sua casa. Nessas andanças conhece Paulina, uma prostituta trans que vive na zona boêmia, a “Vila dos Vícios”. Para viver seu relacionamento com Paulina, Bento terá de lidar com a intolerância de sua gente, as provocações de Josias Jones e as consequências que isso trará a todos.
CRISTINA KEUNE
Trabalha com Customer Success, é fotógrafa e atualmente está finalizando sua graduação em Cinema e Audiovisual na UNESPAR. Trabalhou como produtora de videoclipes, como Semaninha Bóia Fria da banda Imperador Sem Teto. Também foi roteirista e diretora do curta Proibido e Sublime.
CATARATA
Drama, thriller | Público adulto
Olívia, uma jornalista, acompanha seu namorado, Júlio, em uma viagem ao interior do estado do Paraná. Júlio precisa retornar à Catarata, sua cidade natal, para visitar seu avô doente. Em Catarata, Olívia descobre que uma amiga de Júlio se suicidou após ter sofrido abusos sexuais de seu pai adotivo e decide investigar o caso. Quanto mais Olívia investiga, mais ela adentra o passado de Catarata e começa a incomodar alguns habitantes da cidade. Enquanto isso, Júlio tenta se reconectar com seu avô.
CELSO LANDOLFI
É formado em História – Memória e Imagem pela UFPR e especialista em Cinema pela UNESPAR. Atualmente é graduando de Teatro na UNESPAR. Participa de produções teatrais como ator desde 2015 e dirige curtas e peças universitárias independentes. Participa do Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba (NPA) com o projeto Catarata, seu primeiro roteiro de longa-metragem.
FIM DE JOGO
Drama | Público jovem e adulto
Proibida de jogar games pelo seus pais, Lisa passa a fugir todas as noites de casa para jogar CS em uma lan house perto de sua casa, e quem sabe um dia se tornar uma gamer profissional. O que ela não sabia é que além de enfrentar seus pais, ela também teria que encarar um grupo preconceituoso dentro do mundo dos gamers. Achando que deveria se proteger das ameaças e agressões que estava sofrendo na lan house, Lisa se rebela e muda completamente seu comportamento dentro e fora de casa, até chegar ao ponto de furar um agressor com um canivete.
FELIPE ROSA
Bacharel em Cinema (Estácio de Sá/RJ) e Artes Cênicas (Senac/RJ). Fundou o grupo de cinema 7AD (Sétima Arte Degenerada). Primeiro Corte (Diretor); Irmãos (Diretor); Coração Denunciador (Diretor Ass.); Deformidade Sócioconstrutivista (Diretor de Fotografia); A Garota do 12G (Diretor de Fotografia); Sentimental (Produtor/Roteirista) e Só Dez Por Cento é Mentira (Produtor); Somos Todos um Coração (Produtor).
FOGO CRUZADO
Drama familiar | Público jovem e adulto
Londrina, 2002, duas favelas em guerra. Entre o fogo cruzado, uma fábrica ameaça fechar. Silvia, enfermeira da fábrica, organiza os funcionários e intermedeia o diálogo entre os traficantes, distanciando-se cada vez mais de sua filha adolescente, Francisca. 15 anos depois, Silvia é demitida e vê que toda a sua dedicação não significou nada para a empresa. Francisca, que agora mora em Porto Alegre, vem ajudar sua mãe e quer reverter a situação. Mas, ao revisitar o passado, se dá conta das reais motivações de Silvia e põe-se a questionar a respeito dos fantasmas que pairam entre a relação mãe e filha, passado e presente.
FRAN CAMILO
Formada em Jornalismo pela UEL e especializada em Cinema pela Tuiuti. Proprietária da Metafixa Produções, atua como produtora executiva, diretora de produção cultural, diretora e agora se dedica ao roteiro de cinema. Dirigiu e produziu o documentário longa-metragem Londrina Sorri para o Choro (2018), dirigiu o curta Erguendo Curitiba (em finalização) e dirigirá o curta Meu Nome é Eva em que também é roteirista.
FÓSFORO 17
Ficção de inspiração histórica | Interessados em histórias sem fim
Os cenários dos contextos sociais e culturais da Greve Geral – de 1917 e 2017 – definem e separam as vidas de duas mulheres. O espectro de 1917 é esperançoso e o de 2017 é obscurantista, nas tensões das lutas por conquistas e perdas de direitos das mulheres, ao voto, ao trabalho digno e ao aborto. As greves gerais são rituais de passagem na vida de ambas. Em 1917, Bertha é uma chama entre os saberes ancestrais e as primeiras ideias do movimento feminista no Brasil. Em 2017, Bertha é uma soma de sonhos apagados e sua maior coragem é desistir.
GESLLINE GIOVANA BRAGA
Cursou graduação em sociologia e jornalismo, mestra (UFPR) e doutora (USP) em Antropologia e pós-doutora em Geografia Cultural (UFPR). É professora universitária desde 2002. Realiza documentários como pesquisadora, câmera, roteirista e diretora. Recebeu Bolsa de Produção Funarte (2010) e Etnodoc III (2013).
JÉSSICA VEM PRO ALMOÇO
Drama | Público jovem e adulto
Após três anos presa, chega a hora de Jéssica reencontrar a família no aniversário de sua avó. Apesar do clima de festa, segredos e ameaças pairam no ar. Decidida a sobreviver a este evento, Jéssica faz de tudo para terminar a torta da sobremesa e manter seu autocontrole, mas seus parentes não colaboram. O preparo da feijoada é um convite para conhecermos os crimes e falhas morais daqueles que tanto julgam Jéssica. Ainda criminosa para muitos ali, o almoço explode junto com a torta e se torna um verdadeiro tribunal familiar em que ninguém está livre de ser julgado.
DANIELLA SCHUARTS
Roteirista e diretora de cena. Transita entre trabalhos autorais documentais e o mundo publicitário. Faz parte do duo de diretores YUCA com Leonardo Salomão.
O CORTEJO DOS MORTOS
Thriller social | Público adulto
Na pequena vila madeireira de Santa Bárbara, todos os anos a seca impede o transporte da madeira através das balsas, situação que segundo a crença popular só termina com a morte de alguém no rio durante o ritual do Cortejo dos Mortos. Catarina, retornando depois de muito tempo à sua cidade natal para encontrar o pai doente, depara-se com pessoas confinadas em suas casas, temendo serem elas as escolhidas pelo rio. Ela vai descobrir que essa lenda carrega consigo um conflito agrário entre os povos originários dali e seus antepassados europeus, que eclodirá em uma revolta popular violenta.
HENRIQUE SANTOS
Formado em Cinema e atua como roteirista, consultor e pesquisador da área. Entre seus principais trabalhos estão o longa-metragem Deserto Particular (dir. Aly Muritiba) e a minissérie Nóis por Nóis.
JANDIR SANTIN
Roteirista, produtor e diretor, já teve seus filmes e projetos circulando em alguns dos principais festivais e laboratórios de cinema do país.
REBENTAÇÃO É QUANDO MEU CORAÇÃO SE QUEBRA CONTRA O SEU
Drama | Público jovem e adulto
A precarização do trabalho reflete nas vidas de três pessoas: um motorista de aplicativo que busca distanciar-se do seu medo dos amores e das marés, uma motorista que precisa desviar do machismo no trânsito e um entregador que se sente condenado a carregar uma pesada caixa nas costas. Em um mergulho mágoa adentro, os três enfrentam as angústias daqueles que percorrem centenas de quilómetros, sempre com a sensação de que nunca se sai do lugar, lutando diariamente por uma constelação de avaliações nas nuvens do aplicativo. Quando relações passageiras não são mais suficientes, um maremoto invade cada indivíduo.
E. M. Z. CAMARGO
Produtor da animação Apneia, eleita Melhor Curta no Festival de Gramado, que recebeu prêmios no Brasil, na Colômbia, na Argentina e na Bolívia. É codiretor de Vivi Lobo e o Quarto Mágico, que recebeu 10 prêmios nacionais e internacionais. É diretor do documentário Fora da Caixa, premiado no Brasil, na Argentina e na Bolívia e estreou com o premiado Palhaços Anônimos.
FOI APENAS UMA DANÇA
Drama, Road Movie | Público jovem e adulto
Mirna viaja rumo a um canyon de carona com Aldir, um pipeiro que abastece as cidades da região do Rio Doce afetadas pelo desastre da barragem de Mariana. Ela anseia reaver o apreço que sente ter perdido pela vida. Ele é um trabalhador terceirizado tentando extrair do trabalho o suficiente para seu sustento e o aluguel do caminhão. Ambos nutrem uma relação conflituosa com o passado, e conforme compartilham a estrada, passam a encontrar um no outro um pouso temporário para alguns dos afetos de que se encontravam afastados.
RAQUEL SCHAEDLER
Bacharel em cinema pela UNESPAR. Foi integrante do Núcleo de Dramaturgia do Sesi de 2011 a 2013. Seu texto Frenesi recebeu o prêmio do júri de Melhor Argumento pelo Festival Breves Cenas de Manaus em 2014. Trabalha como atriz, diretora, assistente de direção e continuidade e roteirista. Foi Apenas uma Dança é seu primeiro roteiro de longa-metragem.
UM HOMEM COMUM
Drama, Come of Age com toques de humor | Público jovem e adulto
Fábio, jovem cego que vive a morte do pai que idealizava, mas estava em coma há anos, quer descobrir quem de fato ele foi. Embarca numa viagem com o amigo Heitor, a fim de conversar com os avós que se mantiveram distantes. Fábio desafia-se a novas experiências que inusitadamente o levam para um parque de diversões. Lá, Fábio tem sua primeira desilusão amorosa e enfrenta seu maior medo, devido à falta de referências, de que seu corpo não corresponda à normalidade.
ALESSANDRA GANASSOLI
Publicitária e pós-graduada em Cinema. Já produziu para TV e publicidade, trabalhou em filmes como Ferrugem, de Aly Muritiba, e a série Contracapa, de Guto Pasko.
Ator e dramaturgo. Sua segunda peça, “Um Homem Comum”, em 2019, se transformou em livro. Atuando como consultor em roteiros de audiodescrição, tem mais de 600 títulos no mercado audiovisual.
VAI CHOVER CHUVA DE VENTO
Thriller | Público adulto
Isabel é a austera matriarca de uma das últimas famílias que ainda resistem ao agronegócio no interior do Paraná. Enquanto a filha Lúcia está quase sempre ausente, indo e vindo do centro à venda da colheita, e o adolescente Francisco questiona o seu futuro na roça, a mulher luta em silêncio para que nenhuma máquina passe por cima de suas raízes em meio a desentendimentos familiares e conflitos de interesses com Vanderlei, pistoleiro encarregado de dar o ultimato da compra forçada da fazenda.
STEFANO LOPES
Bacharel em Cinema e Audiovisual pela UNESPAR e licenciando em Letras pela UNIP. Sócio-fundador da Prisma Cocriações, atua como produtor, assistente de direção e roteirista. Vai chover chuva de vento é seu primeiro longa-metragem, tendo sido selecionado para o 2º SESC Argumenta. Desenvolve, ainda, desde 2019, o longa Mar revolto, maresia, que também passou pelo Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba.
SÉRIES
CALENDÁRIO DE LETÍCIA
Comédia dramática | Público adulto (30 a 50 anos) | 7 episódios de 26′
Calendário de Letícia é um projeto de obra seriada de ficção ambientada na Amazônia urbana e contemporânea. A trama gira em torno das vivências e desventuras de um grupo de amigos de trinta e tantos anos e é ambientada em Manaus, onde o caos urbano se entrelaça com a tradição. É protagonizada por Letícia, uma mulher solteira com conflitos de relacionamento, uma covarde do amor que performa uma vida perfeita no universo virtual, mas no real usa mandingas amazônicas e a tecnologia para tentar passar do quinto encontro.
LÍDIA FERREIRA
Criadora e roteirista da série. Jornalista cultural em Manaus (AM) há 12 anos, foi continuísta no curta universitário Aurora, monitora do Cine Cerejeira (MIS-PR) e assessora do Festival Breves Cenas.
ANNE LISE ALE
Criadora e roteirista da série, é fundadora e produtora criativa da Julieta Audiovisual (Curitiba-PR), onde desenvolve e produz conteúdo audiovisual há 9 anos.
DESMANCHE
Drama | Público adulto (18 a 44 anos) | 8 episódios de 30′ a 45′
Desmanche é uma antologia de crônicas cotidianas que abordam o papel atual do homem no debate sobre o estereótipo da masculinidade. Reconhecer e desmanchar padrões tóxicos é o desafio de uma geração que moldou seu comportamento com as velhas referências patriarcais dominantes. Histórias sensíveis que abordam temas como o envelhecer solitário, a falta de cuidados com a saúde mental, a fragilidade do afeto, a complexidade da sexualidade e seus desdobramentos. Em cada episódio o conceito de masculino é questionado dando espaço para a desconstrução, o desmanche.
EDGAR KRÜEGER
Co-fundador da Banana Filmes Curitiba, seus trabalhos se destacam por tratar de mudanças sociais e diversidade. Assim é desde a estreia em Te Quero Te Amo Te Espero (2017). Formado em cinema pela HFA Brasil e em roteiro pelo Espaço de Arte, teve experiência com produção e roteiro em 10 filmes, entre curtas e longas. Desenvolve hoje o projeto de série Desmanche selecionado no NPA Curitiba 2020.
KIMURA
Drama, Ação, Esporte | Público adulto (majoritariamente masculino) | 8 episódios de 60′
Um grupo de lutadores de diferentes modalidades convive no Rio de Janeiro dos anos 1990 em meio a uma escalada de violência e rivalidade entre academias de artes marciais, que acaba sendo a gênese de um novo e bilionário esporte: o MMA. Arthur, uma jovem promessa do jiu-jitsu; Claudio “Tourada”, um boxer em início de aposentadoria, que esconde um segredo; Orlando “Tripa”, um marginalizado lutador de muay thay; e Mariza Miguez, uma ambiciosa dona de editora. Todos respiram luta em um violento Rio de Janeiro. Cada um em sua modalidade de atuação, mas todos ligados pelas artes marciais.
FILIPPO CORDEIRO
Escreveu para os programas do GNT – Fale Conosco e Desafio Além da Conta e do Shoptime – MomentoTech. Realizou curtas, foi finalista do concurso de roteiro no FRAPA 18, semifinalista no concurso do ROTA 18. Trabalhou com as produtoras Academia de Filmes, Indústria Imaginária, EH! Filmes, TERESA. Atualmente, trabalha como roteirista na produtora Primearte escrevendo para branded e institucionais.
LABIRINTO
Drama | Público jovem e adulto | 8 episódios de 45′
Labirinto se passa em Curitiba, CIC em 2020. Carlos, ex-detento que amargou por 10 anos atrás das grades, hoje busca por reinserção social. Ele é casado com Sônia, doméstica que estuda direito na UFPR e está prestes a se formar. Jorge é o filho do casal, passa por diversos problemas em sua adolescência. A falta paterna é seu primeiro atravessamento, seu corpo obeso fora do padrão é motivo de bullying. Vanessa, prima do garoto, é uma adolescente que sonha em ser rapper e lutará com todas suas forças para realizar esse desejo. Mas sua vida mudará, após sua mãe, Rose, ser presa injustamente.
MANO CAPPU
Rapper, roteirista e diretor. Natural de Curitiba, morador da maior periferia da capital paranaense, CIC. Após ser preso injustamente por 18 meses, passou a denunciar por meio da arte suas injustiças sociais. Atualmente trabalha no desenvolvimento de seus dois primeiros filmes, participa de núcleos de roteiro e no momento é diretor em um projeto apoiado pela National Geographic Society
P99 / HÉLIUM
Ficção Científica | Público infanto-juvenil e adulto | 8 episódios de 22′ a 45′
Ao voltar acidentalmente do ano de 2071 para 2023, uma adolescente tímida e com o corpo modificado em função do deslocamento temporal precisará da ajuda de dois adolescentes de realidades sociais opostas para descobrir os meios de voltar para o seu tempo sem modificar o passado
BRUNA MICHELIN
Diretora e roteirista com formação em Cinema pelo Centro Europeu, pós-graduação em Cinema pela UTP e especialização em Direção pela SVA (NY), tem experiência com filmes publicitários desde 2015. Entre seus projetos autorais estão os curtas Mute; Tate Parade – roteirizado com Marja Calafange; Foodzilla – selecionado pelo BFFF; Maria Raposa e Conto Concreto, os últimos em fase de captação.