Notícias

LANÇAMENTO NPA 2020: ENCONTROS DE HISTÓRIAS SINGULARES

LANÇAMENTO NPA 2020: ENCONTROS DE HISTÓRIAS SINGULARES

O Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba inicia o ano em Fevereiro: mais uma etapa, novos projetos e novos desafios.

O NPA é mais que um espaço para desenvolver e aprimorar roteiros de longas metragens e séries: é uma oportunidade de trocas constantes, revelando novas histórias e talentos, cooperando com a arte paranaense e brasileira. Por isso nós focamos na troca, na união, fazendo encontros que são em formato de fórum de discussão, desenvolvendo idéias, trocando experiências e tudo isso sob a generosa orientação de Jessica Candal, roteirista e diretora curitibana, e Daniel Tavares, roteirista e professor da renomada escola de cinema latino-americana, EICTV-Cuba.Geral

Se você quiser saber mais sobre o Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba, o lançamento acontecerá com um bate-papo e apresentação na sexta-feira, 7 de fevereiro, na Cinemateca de Curitiba com os dois orientadores e o idealizador e coordenador pedagógico do projeto, Marcelo Munhoz, produtor, diretor e professor.

Também na sexta-feira iremos receber duas convidadas especiais: Ana Johann, diretora e roteirista de “A Mesma Parte De Um Homem”, criado em 2014, no Núcleo Audiovisual SESI/PR e que atualmente se encontra em fase de pós-produção; e Alana Rodrigues que, além de participar do NPA 2019 com seu próprio projeto, co-roteirizou junto com a Ana Johann. Elas irão compartilhar suas experiências conosco, não perca!

O encontro será totalmente gratuito e aberto ao público.

O evento marca a abertura das inscrições do processo seletivo para o Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba 2020. As inscrições serão feitas através do nosso site. Fique atento!

Clique aqui para saber mais sobre a 1ª Masterclass desta edição.

 

APRESENTAÇÃO E LANÇAMENTO DO NPA 2020

LOCAL: Cinemateca de Curitiba
ENDEREÇO: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco
DATA: 07/02
HORÁRIO: 19h às 22h

 

JESSICA CANDAL
Jessica rosto
Jessica Candal é Bacharel em Audiovisual (ECA-USP) e especialista em Poéticas Visuais (EMBAP). Como diretora realizou os curtas-metragens Ainda Ontem, Bárbara na Cidade, Teia e O Espelho de AnA. Na área de curadoria, atuou como criadora e curadora do “Reflexos de AnA – Mostra de Documentários de Mulheres” e colaborou com o “Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba”, “FICBIC – Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba” e o festival “COLORS: Cinema+diversidade”. E como roteirista, escreveu os longas: Horizonte; Eduardo e Mônica, em parceria com Michele Frantz; Tão Longe do Centro da Terra, em parceria com Aarón Fernández; e Barba Ensopada de Sangue e Ferrugem, em parceria com Aly Muritiba. Em 2014, Horizonte, seu primeiro roteiro de longa-metragem, venceu o Concurso de Pitchings do Olhar de Cinema e em 2017 participou do Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting. E em 2018, Ferrugem ganhou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Gramado. Atualmente está desenvolvendo seu segundo roteiro autoral, “Bárbara na Cidade e Outras Histórias”, além da cinebiografia “A Rua é Nóiz”, em parceria com Aly Muritiba, Toni C. e Emicida.

 

DANIEL TAVARES

foto Daniel_Tavares 800x600Roteirista, graduado pela UFRJ e pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños/EICTV, Cuba e mestre em Estudos Latino-americanos pela Universidade Federal da Integração Latino-americana/UNILA. Coordenou a cátedra do curso regular de Roteiro da EICTV entre 2011 e 2013. Participou em laboratórios de desenvolvimento como consultor (Nuevas Miradas, 34o Festival de Cinema de Havana, 2012) e como coordenador (I Festival Latino-americano de Cinema 3 Margens, Foz do Iguaçu, 2017); bem como em comissões técnicas de avaliação de projetos de longa-metragem em editais regionais brasileiros (Funcultura, Pernambuco, 2015; e FAC, Distrito Federal, 2016). Atualmente, mantém atividades docentes no Brasil (Centro Audiovisual Norte-Nordeste; Porto Iracema das Artes) e em Cuba (Curso Regular de Roteiro Cinematográfico, EICTV). Em paralelo aos Núcleos Criativos dos quais participa (Muiraquitã Filmes/SP, 2016; Cinema Inflamável/CE, 2017; Videofilmes/RJ, 2018) e as consultorias profissionais de roteiro para ficção e documentário, escreve e desenvolve projetos em parceria com roteiristas, produtorxs e diretorxs do Brasil e das mais diversas latitudes da América Latina.

 

MARCELO MUNHOZ

MARCELO MUNHOZ2Idealizador e coordenador pedagógico do Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba. Diretor, produtor, preparador de elenco, professor de atuação e coordenador da pós-graduação em cinema da PUCPR. Dirigiu o documentário de longa-metragem “A Grande Nuvem Cinza” (2016), que participou de festivais internacionais e foi o ganhador do Grande Prêmio do Júri do 6o Family Film Project – Festival Internacional do Porto (Portugal). Mestrando do Programa de Pós-graduação em Filosofia da PUCPR. Criou projetos de formação e produção audiovisual reconhecidos nacionalmente, como o Olho Vivo, onde produziu ou codirigiu mais de duas dezenas de curtas, o Minha Vila Filmo Eu e o Ficção Viva.

ANA JOHAN
Ana JohanRoteirista, diretora, professora e consultora de roteiros, Ana Johann tem especialização em documentário pela Universidade de Barcelona e é Mestra em Comunicação e Linguagem pela Universidade UTP. Dirigiu e roteirizou seis filmes. Um Filme para Dirceu (2012), seu primeiro longa-metragem, foi prêmio especial de júri no 45° Festival de Brasília de Cinema Brasileiro e passou por importantes festivais no exterior e Brasil. Seu curta Notícias da Rainha (2013) foi selecionado no Festival Dei Popoli e Festival de Edinburgh. Ganhou também o prêmio de melhor filme no FENcine, festival de diretoras mulheres do Chile. Está em pós-produção seu primeiro longa de ficção, “A mesma parte de um Homem”, com a Grafoaudiovisual. Em 2015 lançou o livro “A construção do poético no roteiro cinematográfico”, pesquisa da sua dissertação. Ana é professora de cursos de pós-graduações em roteiro cinematográfico. Foi consultora do Núcleo de Dramaturgia Sesi-PR, entre 2013 e 2015 e consultora Núcleo Olhar Sesi projetos de série em 2017.


ALANA RODRIGUES

alana_nocaAlana Rodrigues é graduada em Cinema e Vídeo pela FAP, Faculdade de Artes do Paraná, na UNESPAR e, em 2017, realizou o curso “Desarrollo de Proyectos Cinematográficos Iberoamericanos”, pela Fundación Carolina, em Madrid. Foi duas vezes uma das vencedoras do Concurso de Roteiros do FRAPA – Festival de Roteiros Audiovisuais de Porto Alegre: em 2014, com o curta-metragem “TOC”; e em 2015, com “Terrestre”, escrito em parceria com Ana Johann. Também é corroteirista do longa “A Mesma Parte de Um Homem”, filmado em fevereiro de 2019 e, hoje, em fase de pós-produção. Em 2019, ganhou o Cacto de Ouro por Melhor Roteiro de Curta de Ficção pelo curta “Julieta de Bicicleta”, no Festival 14 º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, em Floriano, PI. O curta foi selecionado para vários festivais internacionais, com destaque especial para o 22º Brussels Short Film Festival, em 2019, na Bélgica e o 41 º Festival Internacinal del Nuevo Cine Latinoamericano de Habana, muesta “ojos que ven”. Atualmente, desenvolve o longa-metragem “RUMOR”, que será produzido pela Sambaqui Cultural, de Curitiba, e dirigido por Joana Nin; a série “PSICÃO”; “Hotel Coração Partido”, “Clube dos Diferentões”, dentro outros projetos.

Patrocínios

 

Os comentários estão desativados.