DESCALÇA, de Sonia Procopio, selecionado para o Brasil Cinemundi
O projeto DESCALÇA, de autoria de Sonia Procopio e produção de Marcelo Munhoz, foi um dos 18 selecionados para a 7ª edição do Brasil Cinemundi – International Coproduction Meeting, que acontece entre os dias 20 e 24 de outubro no CineBH – Mostra de Cinema de Belo Horizonte. O evento conta com representantes brasileiros e 21 convidados internacionais para a programação de cooperação, intercâmbios, capacitação e apoio a novos projetos de longas brasileiros.
Dos 118 inscritos nesta edição, 18 projetos em fase de desenvolvimento ou pré-produção foram selecionados e um foi convidado para participar dos encontros promovidos pelo evento. A programação do Cinemundi inclui oficinas, encontros, diálogos, estudo de casos e troca de experiências que podem resultar em parcerias e coproduções internacionais. O evento ainda assegura vagas e participação de produtores e projetos brasileiros no Torino Film Lab (Itália), Ventana Sur (Argentina), Cinélatino (França) e DocMontevideo (Uruguai), eventos com os quais mantém um Termo de Cooperação.
Além de parceiros que oferecem passagens, materiais e serviços cinematográficos para somar esforços na viabilização dos projetos, o evento conta também com uma premiação no qual um júri oficial, composto por três profissionais do audiovisual, elege o melhor projeto e os produtores brasileiros que irão participar dos eventos de mercados internacionais. Os vencedores serão anunciados e premiados no encerramento da programação.
O projeto
Descalça é uma ficção de longa-metragem, um drama estruturado nos moldes da dramaturgia clássica que narra a história de uma família composta predominantemente por mulheres, na região da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. O projeto, que está em fase de pesquisa e desenvolvimento, já é integrante do Núcleo Criativo Aqui e Lá, da Tu i Tam Filmes em parceria com a Tambor Multiartes.
Fonte: Filme B