Através do cinema, estamos renovando o que é visto em todas as telas, espaços privilegiados da representação do mundo de hoje. Convidamos você a fazer parte desta jornada e a desenvolver o seu próprio projeto de roteiro.
O PROJETO
Desde 2012, o NPA é um espaço de desenvolvimento de projetos de roteiros com orientação de grandes profissionais da área audiovisual.
Os projetos são desenvolvidos ao longo de seis meses em encontros em formato de fórum de discussão, com a participação ativa de todos. É um lugar de escuta, aprendizado e trocas, uma iniciativa pioneira no Brasil, que segue a tendência mundial de crescimento de laboratórios de desenvolvimento de projetos audiovisuais.
A cada edição, o NPA se renova e é por isso que temos novidades em 2021! Neste ano, o projeto será dividido em três Núcleos de Desenvolvimento: LONGAS, SÉRIES e CURTAS.
Ao longo do ano, também serão ofertadas cinco masterclasses em formato remoto, alcançando interessados em audiovisual de todo o Brasil.
Todas as atividades do projeto são gratuitas, abrindo as portas para roteiristas e realizadores, oferecendo suporte e convidando-os a colocar suas ideias em marcha de realização.
Para encerrar a edição 2021 do NPA, a tradicional Mostra Final de Projetos. Nessa atividade, os participantes apresentarão publicamente seus projetos desenvolvidos a produtoras e distribuidoras. Também é publicado um catálogo, abrindo espaço para parcerias e coproduções. Desde 2020, a Mostra Final migrou para o formato online, criando a possibilidade de contato dos roteiristas com produtoras e distribuidoras de todo o Brasil. Confira aqui como foi.
CONHEÇA OS NÚCLEOS
Cada Núcleo de Desenvolvimento selecionará 12 projetos de roteiros que serão orientados ao longo de seis meses (abril a setembro de 2021) em encontros online.
O Núcleo de Longas-Metragens será orientado pelo roteirista e professor Daniel Tavares que, desde 2019, é nosso parceiro.
A roteirista Renata Sofia irá orientar o Núcleo de Séries, compartilhando sua extensa experiência em Salas de Roteiro.
Já o Núcleo de Curtas-Metragens terá a orientação da roteirista e diretora Laís Melo e acolherá a demanda de realizadores periféricos ou em início de carreira, já que terá reserva de 50% das vagas para a Contrapartida Social.
Quer participar do NPA? Então leia atentamente o edital e, caso tenha dúvidas, entre em contato com a equipe pelo e-mail: contato@tambormultiartes.com
Roteirista, graduado pela UFRJ e pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños/EICTV, Cuba e mestre em Estudos Latino-americanos pela Universidade Federal da Integração Latino-americana/UNILA. Coordenou a cátedra do curso regular de Roteiro da EICTV entre 2011 e 2013. Participou em laboratórios de desenvolvimento como consultor (Nuevas Miradas, 34o Festival de Cinema de Havana, 2012) e como coordenador (I Festival Latino-americano de Cinema 3 Margens, Foz do Iguaçu, 2017); bem como em comissões técnicas de avaliação de projetos de longa-metragem em editais regionais brasileiros (Funcultura, Pernambuco, 2015; e FAC, Distrito Federal, 2016). Atualmente, mantém atividades docentes no Brasil (Centro Audiovisual Norte-Nordeste; Porto Iracema das Artes) e em Cuba (Curso Regular de Roteiro Cinematográfico, EICTV). Em paralelo aos Núcleos Criativos dos quais participa (Muiraquitã Filmes/SP, 2016; Cinema Inflamável/CE, 2017; Videofilmes/RJ, 2018) e as consultorias profissionais de roteiro para ficção e documentário, escreve e desenvolve projetos em parceria com roteiristas, produtorxs e diretorxs do Brasil e das mais diversas latitudes da América Latina.
Roteirista da TV Globo. Autora e Roteirista dos longas originais “MC Estrela” em pré-produção pela Kromaki e “Dunas do Abaeté”, selecionado para o 10˚ Laboratório Novas Histórias Sesc. Dramaturga colaboradora da peça “A protagonista”, Roteirista colaboradora da série infantil “Detetives do Prédio Azul” (12 e 13 temporadas); desenvolvimento de série de humor para Netflix; piloto de sitcom inédito pro canal Multishow; das séries de ficção em desenvolvimento “Ladrão que Rouba Ladrão”, “Paixão FC”, “Sonhos Suburbanos” e “Dissonantes”;das séries animadas “Arabela”, “Get Along Gang” e do desenvolvimento do Núcleo Criativo da 2Dlab. Participou do painel “Afrobrasilidades” com o projeto original de série infantil “O Laboratório do Porão” no Rio Content Market 2017. Selecionada para o 1º Laboratório de Narrativas Negras para o Audiovisual – Flup, Film2B e TV Globo. Formada pela UERJ em Comunicação Social, trabalhou por quatro anos na TV Globo como produtora de conteúdo web.
Laís atua como roteirista, diretora, diretora de arte e educadora em cinema. Em 2017 estreou seu primeiro filme, “Tentei”, que percorreu festivais de cinema, ganhando alguns prêmios, incluindo o de melhor filme, fotografia e atuação no 50º Festival de Cinema Brasileiro, em Brasília (DF). Agora finaliza seu segundo curta-metragem autoral, “Me deixei ali”; desenvolve o projeto de longa-metragem ficcional “Histeria”, contemplado no Edital de Produção e Desenvolvimento de Obras Audiovisuais 2019; e o projeto “Filmes-Cartas para o futuro”, para a National Geographic, onde atua como co-roteirista e co-diretora. Laís foi diretora assistente do longa-metragem “Deserto Particular”, com direção de Aly Muritiba e diretora de arte na série “Fim de Comédia”, dirigida por Jéssica Queiroz; no longa “Tantas Almas”, dirigido por Nicolás Rincón; na série “É Nóis por Nóis”, dirigida por Aly Muritiba e Jandir Santin; além de diversos curtas-metragens.