Notícias

Sala de Roteiro com David França Mendes – uma oficina prática de escrita de cenas

Sala de Roteiro com David França Mendes – uma oficina prática de escrita de cenas

A Tambor Multiartes, junto com nosso grande parceiro David França Mendes, lança um novo curso: Sala de Roteiro – uma oficina prática de escrita de cenas.  O workshop é destinado para apenas 8 alunos que terão a experiência de escrever cenas e diálogos sob a supervisão do roteirista David França Mendes, num processo de dois meses de trabalho semanal que irá simular alguns aspectos da dinâmica de uma sala de roteiro. A oficina não é voltada para iniciantes. Para participar, o ideal é que o roteirista ou estudante já tenha feito algum curso na área, já tenha algum material escrito, além de conhecer formatação de roteiro.

Caso tenha interesse em se inscrever para a turma de 2021, basta preencher o formulário de pré-inscrição.

Clique aqui para se inscrever 

O curso iniciará no dia 11 de janeiro, das 9h30 às 12h30, e acontecerá todas as segundas-feiras.

Temas

Os seguintes temas e técnicas de roteirização, e seus desdobramentos, serão estudados através de exercícios práticos:

  • Diálogo como ação
  • Desenho de cena
  • Caracterização de personagens
  • Tom, registro, gênero da cena
  • Cenas sem diálogos
  • Ponto-de-vista narrativo
  • Exposição e suas dificuldades

Metodologia

A cada semana, metade da turma terá uma cena para escrever, a partir de um exercício proposto pelo professor, que irá comentar detalhadamente cada cena, enquanto a outra metade da turma deverá ler e apontar problemas e sugerir soluções nas cenas dos colegas. Na semana seguinte, o grupo que escreveu assume o lugar de comentar, e o grupo que comentou escreve cenas. 

Desta forma, as aulas “live” irão simular a parte do processo de uma sala de roteiro em que a equipe trabalha criticamente e buscando aperfeiçoar cada cena. 

Outros aspectos do processo de sala de roteiro estarão em jogo: definição clara do objetivo de cada cena que precisa ser escrita, rigor quanto a prazos e número de páginas das cenas etc.

Ao mesmo tempo, cada roteirista, individualmente, terá um retorno detalhado por parte do professor sobre cada cena escrita, permitindo assim aperfeiçoar sua técnica e criatividade nos temas propostos acima.

A oficina é essencialmente prática. Toda técnica e teoria surgirá na medida em que as dificuldades dos roteiristas participantes forem surgindo.

 

Sobre o ministrante:

David França Mendes é roteirista e showrunner. david f mendes 20182Nascido no Rio de Janeiro, vive entre São Paulo e Colônia, na Alemanha. Com um trabalho consolidado como autor de roteiros de longa-metragem e como criador e Head-Writer de séries de TV, tem também uma rica experiência numa relação criativa e estimulante entre o roteiro e todos os departamentos de uma produção e no diálogo com os players, desde o pitching até o desenvolvimento. Criador e head-writer das séries “A Garota da Moto” (FOX/SBT/AMAZON, 2016-2019), “Quase Anônimos” (Multishow, 2009) e “Nós” (Canal Brasil, inédita, prevista para o segundo semestre de 2020), supervisor de roteiro das seis temporadas de “Escola de Gênios” (Globoplay/Gloob, estreada em 2018). Foi Roteirista-Chefe na Mixer, onde criou e desenvolveu projetos de séries, entre 2015 e 2019. Escreveu também longas-metragens (Corações Sujos, O Caminho das Nuvens, entre outros), documentários e programas de TV. Ganhador do Prêmio Especial de Cinema da ABL, do Grande Prêmio Cinema Brasil de Melhor Roteiro Adaptado, e de premiações e nominações em outros eventos brasileiros e internacionais, entre os quais o NHKSundance Latin America. Sua série “A Garota da Moto”, além de ter tido índices elevados de audiência como um verdadeiro sucesso popular (média de 12 pontos), foi finalista de todos os prêmios de televisão do Brasil em sua primeira temporada, incluindo o importante prêmio APCA, numa rara combinação de sucesso de público e de prestigio.

 

Os comentários estão desativados.