O início das atividades do Núcleo de Projetos Audiovisuais, edição 2020, foi em fevereiro com a Masterclass de Roteiro e a seleção dos roteiristas. Logo após o anúncio dos selecionados, foi iniciado o isolamento social em Curitiba, o que nos levou a transformar o formato do NPA, que agora acontece on-line.
As orientações remotas são lideradas pelos orientadores Daniel Tavares e Jessica Candal, e monitoradas pela produção. Utilizamos as seguintes plataformas neste novo formato: o Google Meet, aplicativo de videoconferências, e o Google Classroom, uma sala de aula on-line que permite aos orientadores enviar e receber materiais dos roteiristas.
O formato virtual do NPA tem alcançado resultados surpreendentes, que nunca havíamos atingido antes presencialmente. Os roteiristas, por terem mais tempo em casa, têm se dedicado mais à escrita e ao desenvolvimento de seus projetos.
Mas não foi apenas o formato do NPA que mudou! Para aproveitar ao máximo os benefícios que a internet proporciona, aumentamos o número de orientações para os roteiristas, que passou de 10 para 16 encontros, sendo que quatro deles são exclusivos para os projetos de séries de TV. Desta forma, trouxemos para o Núcleo os roteiristas Jaqueline M. Souza e Marcos Hinke, fundadores da Tertúlia Narrativa, empresa especializada em roteiros de séries, para orientar os projetos nesse formato. Com isso, os roteiristas terão tempo e condições de chegar ao primeiro tratamento dos roteiros.
As plataformas digitais também permitiram ampliar o número de masterclasses e, consequentemente, o alcance delas. Até o fim do NPA 2020 serão realizadas mais quatro relacionadas ao processo de criação de roteiro, três delas on-line (entre agosto e outubro) e outra presencial junto com a Mostra Final do Núcleo (em novembro). Este grande encerramento desta edição do Núcleo contará com a participação de convidados superespeciais, além de ser a oportunidade dos roteiristas apresentarem seus projetos e se conectarem com possíveis parceiros de produção.
Embora os abraços dos encontros presenciais do NPA façam falta, descobrimos que as plataformas on-line possibilitaram o desenvolvimento de atividades culturais sem fronteiras e com grande qualidade de conteúdo. Seguimos ansiosos para apresentar ao mundo os projetos de nossos roteiristas.
SERVIÇO
Orientações – de 28/03 a 24/10
1ª Masterclass – Roteiro | Jessica Candal e Daniel Tavares | 8 e 9/02
2ª Masterclass On-line -Roteiro Cena a Cena | David França | 8 e 15/08
3ª Masterclass On-line – em definição
4ª Masterclass On-line – em definição
5ª Masterclass presencial – 27/11
Mostra final – 28/11
Conheça mais sobre nossos orientadores!
JESSICA CANDAL
Jessica Candal é Bacharel em Audiovisual (ECA-USP) e especialista em Poéticas Visuais (EMBAP). Como diretora realizou os curtas-metragens Ainda Ontem, Bárbara na Cidade, Teia e O Espelho de AnA. Na área de curadoria, atuou como criadora e curadora do “Reflexos de AnA – Mostra de Documentários de Mulheres” e colaborou com o “Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba”, “FICBIC – Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba” e o festival “COLORS: Cinema+diversidade”. E como roteirista, escreveu os longas: Horizonte; Eduardo e Mônica, em parceria com Michele Frantz; Tão Longe do Centro da Terra, em parceria com Aarón Fernández; e Barba Ensopada de Sangue e Ferrugem, em parceria com Aly Muritiba. Em 2014, Horizonte, seu primeiro roteiro de longa-metragem, venceu o Concurso de Pitchings do Olhar de Cinema e em 2017 participou do Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting. E em 2018, Ferrugem ganhou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Gramado. Atualmente está desenvolvendo seu segundo roteiro autoral, “Bárbara na Cidade e Outras Histórias”, além da cinebiografia “A Rua é Nóiz”, em parceria com Aly Muritiba, Toni C. e Emicida.
DANIEL TAVARES
Roteirista, graduado pela UFRJ e pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños/EICTV, Cuba e mestre em Estudos Latino-americanos pela Universidade Federal da Integração Latino-americana/UNILA. Coordenou a cátedra do curso regular de Roteiro da EICTV entre 2011 e 2013. Participou em laboratórios de desenvolvimento como consultor (Nuevas Miradas, 34o Festival de Cinema de Havana, 2012) e como coordenador (I Festival Latino-americano de Cinema 3 Margens, Foz do Iguaçu, 2017); bem como em comissões técnicas de avaliação de projetos de longa-metragem em editais regionais brasileiros (Funcultura, Pernambuco, 2015; e FAC, Distrito Federal, 2016). Atualmente, mantém atividades docentes no Brasil (Centro Audiovisual Norte-Nordeste; Porto Iracema das Artes) e em Cuba (Curso Regular de Roteiro Cinematográfico, EICTV). Em paralelo aos Núcleos Criativos dos quais participa (Muiraquitã Filmes/SP, 2016; Cinema Inflamável/CE, 2017; Videofilmes/RJ, 2018) e as consultorias profissionais de roteiro para ficção e documentário, escreve e desenvolve projetos em parceria com roteiristas, produtorxs e diretorxs do Brasil e das mais diversas latitudes da América Latina.
JAQUELINE M. SOUZA
Formada em Cinema pela Faculdade de Artes do Paraná e atua como oficineira, roteirista e consultora. É uma das fundadoras da Tertúlia Narrativa. Foi membro do comitê de seleção do Cabíria – Prêmio de Roteiro em sua primeira e segunda edição e membro do Júri Oficial do Concurso de Longa-metragem do FRAPA 2017. Em 2018, foi consultora do Curitiba_lab, fez a orientação de roteiros dos projetos de TCC da Vila das Artes, em Fortaleza, membro do júri de Pitchings do Sesi Núcleo de Dramaturgia em Londrina e ministrou aula de roteiro na Academia Internacional de Cinema e no Cena15 do Porto Iracema das Artes, em Fortaleza. Desenvolve o roteiro adaptado dos quadrinhos Magra de Ruim de Sirlanney Nogueira, contemplado no edital Prodav 05/2016 da Ancine. Seu roteiro de longa-metragem, Incubo, foi contemplado no Edital Novos Roteiristas- 2017 do Ministério da Cultura, selecionado para o Laboratório Novas Histórias 2018 e para a bolsa de Desenvolvimento de Roteiros do Instituto Olga Rabinovich.
MARCOS HINKE
Formado em Cinema pela Faculdade de Artes do Paraná. Atua como editor e roteirista. Roteirizou materiais institucionais, web content e curtas-metragens, destacando-se o curta-metragem de animação “Julieta de Bicicleta”, selecionado em diversos festivais de cinema nacionais e internacionais como REDCAT International Children’s Film Festival e Seattle Children’s Film Festival, indicado ao Prêmio Brasil de Cinema Infantil, ao Prix Jeunesse Ibero Americano (ComKids) e ganhador do Prêmio de Público no Festival Divercine, no Uruguai. Co- dirigiu o curta-metragem Meu Querido Camaleão, lançado em 2017 e selecionado no Spark Animation no Canadá e na mostra competitiva do Anima Mundi 2017. É um dos fundadores da Tertúlia Narrativa. Seus trabalhos mais recentes incluem o roteiro da websérie Ordinários S.A (em finalização) e a adaptação homônima para o cinema dos quadrinhos Magra de Ruim de Sirlanney Nogueira, contemplado no edital Prodav 05/2016 da Ancine.