Mostra Pedro Costa & Víctor Erice

Caixa Cultural apresenta a Mostra Pedro Costa & Víctor Erice com a presença do consagrado realizador português em Curitiba

 

A Mostra Ficção Viva Pedro Costa & Víctor Erice reúne em 15 sessões a filmografia quase completa de dois dos principais cineastas de Portugal e da Espanha, atrelada a debates com críticos convidados e workshops com Pedro Costa e a montadora Patrícia Saramago. O evento acontece de 8 a 12 de fevereiro, quarta a domingo, com workshops pela manhã e sessões com entrada franca às 14h, 16h30 e 19h no Teatro da CAIXA, em Curitiba.

A mostra é a primeira no Brasil que relaciona a obra de Costa e Erice, dois dos mais relevantes realizadores contemporâneos. A programação cobre cinco décadas de produção, que vai de “O Espírito da Colmeia” (1973), de Erice, eleito um dos dez melhores filmes espanhóis de todos os tempos, a “Cavalo Dinheiro” (2014) de Costa, apontado por diferentes fontes como um dos grandes filmes da atual década.

João Bénard da Costa, então diretor da Cinemateca Portuguesa, afirmou que o século XXI foi aberto com “No Quarto da Vanda”, obra de 2000 que reinventou o cinema de Pedro Costa e colocou-o como um autor fundamental do cinema atual. Já Víctor Erice, autor de uma filmografia curta e muito apreciada por amantes do cinema do mundo, realizou filmes entre o filosófico e o espiritual, com personagens que vêm fascinando diferentes gerações. O seu trabalho de estreia, por exemplo, foi apontado pelo The New York Times, como o “retrato mais extraordinário de uma criança em uma tela de cinema”.

Ainda que reconhecidos plenamente pela crítica, os realizadores são pouco conhecidos pelo público brasileiro. No exterior, a realidade é outra: uma exposição celebrada a Víctor Erice levou centenas de milhares de pessoas ao CCCB, da Espanha, e ao Centro Pompidou, na França. Em “O Espírito da Colmeia” (1973), por exemplo, ele trata das memórias da guerra sob o olhar de uma criança que vai ao cinema pela primeira vez. “É o melhor filme espanhol de todos os tempos”, defende o crítico Roger Ebert, o colocando acima de obras de realizadores como Buñuel e Almodóvar. Os filmes de Costa, por sua vez, abordam questões contemporâneas, como o consumo de crack, de uma maneira nunca antes vista. “Ele reinventou o cinema”, diz o crítico brasileiro Eduardo Escorel, na revista piauí. Já a revista The New Yorker o aponta como um dos mais originais e importantes cineastas em atividade.

A Mostra Pedro Costa & Víctor Erice exibirá longas de Víctor Erice e Pedro Costa, um trabalho realizado em conjunto e sessões com seus curtas.
 As sessões da noite (19h) terão sempre um debate conduzido pelos críticos brasileiros Matheus Kerniski e Victor Guimarães e pela espanhola Clara Sanz, especialista na obra de Erice.  A montadora Patrícia Saramago e o realizador Pedro Costa também participarão de debate após as sessões.

Até o dia primeiro de fevereiro estão abertas as inscrições aos workshops, que acontecem pelas manhãs, no site www.tambormultiartes.com . No primeiro deles,  a portuguesa Patrícia Saramago tratará de “A Montagem na obra de Pedro Costa” nos dias 9 e 10 de fevereiro (quinta e sexta). Patrícia é responsável pela montagem de alguns dos filmes mais marcantes do cinema português dos anos 2000, trabalhando no processo de nove realizações de Pedro Costa. O diretor, por sua vez, falará em seu workshop sobre “O Ciclo das Fontaínhas”, a parte mais significativa do seu trabalho, iniciada em 1997 com “Ossos”, passando por “No Quarto de Vanda” (2000) e “Juventude em marcha” (2006), acrescida em 2014 com “Cavalo Dinheiro”. O workshop com Costa acontece no sábado e domingo (11 e 12 de fevereiro), também com vagas limitadas.

Fechando o conjunto de ações do evento, será distribuído de modo gratuito entre o público da mostra um catálogo, com tiragem de mil exemplares, que contará com textos inéditos sobre a obra dos realizadores e também de textos traduzidos pela primeira vez ao português.

A Mostra Ficção Viva Pedro Costa & Víctor Erice é coordenada pelos realizadores e produtores culturais Marcelo Munhoz e Rafael Urban e conta com o patrocínio da CAIXA. Todas as atividades são gratuitas.

 

 

SERVIÇO

Mostra Ficção Viva PEDRO COSTA & VÍCTOR ERICE

Dias 08 a 12 de fevereiro de 2017 no Teatro da CAIXA Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo 280) – Sessões às 14h, 16h30 e 19h – Entrada franca.

A retirada dos ingressos será realizada 30 min antes de cada sessão.

 

Programação e classificação indicativa em www.caixacultural.com.br

Inscrições para os Workshops até 01/fev em tambormultiartes.com/mostracostaerice-workshops

Siga a nossa página no Facebook www.facebook.com/mostrapedrocostavictorerice

Informações: contato@ficcaoviva.com e 41 3532 8757

Patrocínio CAIXA.

Erice&Costa_banneSiteTambor