Notícias

[PROGRAMAÇÃO] Mostra Pedro Costa & Víctor Erice

[PROGRAMAÇÃO] Mostra Pedro Costa & Víctor Erice

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 8 a 12 de fevereiro, a Mostra Ficção Viva Pedro Costa & Víctor Erice, que revela dois dos maiores cineastas de Portugal e da Espanha. São 20 filmes em 15 sessões, entre curtas, médias e longas-metragens. As exibições serão em três horários com entrada franca: às 14h, às 16h30 e às 19h. Ainda que reconhecidos pela crítica, os realizadores são pouco conhecidos pelo público brasileiro. “A mostra é a primeira no Brasil que relaciona a obra de Costa e Erice, dois dos mais relevantes realizadores contemporâneos, com seleção tão abrangente de suas obras”, diz Marcelo Munhoz, um dos curadores da mostra.

Após as exibições das 19h, a sessão será comentada por críticos convidados, como a portuguesa Patrícia Saramago, os brasileiros Matheus Kerniski e Victor Guimarães e a espanhola Clara Sanz, especialista na obra de Erice. O próprio Pedro Costa, que estará em Curitiba, comentará na noite de sábado (11) “O Sul” (1983), do colega espanhol, e no domingo (12), Costa e a montadora Patrícia Saramago comentarão “No Quarto da Vanda” (2000), de Pedro Costa.

A mostra faz a retrospectiva do trabalho dos cineastas em cinco décadas de produção, desde O Espírito da Colmeia (1973), de Erice, eleito um dos dez melhores filmes espanhóis de todos os tempos, a Cavalo Dinheiro (2014), de Costa, apontado como um dos grandes filmes da atualidade.

A Mostra Pedro Costa & Víctor Erice exibirá quatro longas de Víctor Erice, oito de Pedro Costa, um trabalho realizado em conjunto e duas sessões com seus curtas. Um dos filmes da mostra é do diretor Aurélien Gerbault. Em Tudo Refloresce, Gerbault documenta as filmagens de Juventude em Marcha (2006), de Pedro Costa. A exibição do documentário será no sábado (11), às 16h30, logo depois da projeção de Juventude em Marcha, marcada para as 14h, permitindo ao público assistir ao filme e ao documentário sobre seu registro na sequência.

Workshop

Além dos filmes, de 9 a 12 de fevereiro (quinta a domingo), o público ainda terá a chance de participar de workshops, durante as manhãs, sempre das 9h às 13h. Os interessados devem fazer a sua inscrição até o dia 1º de fevereiro pelo site www.tambormultiartes.com . As vagas são limitadas.

Nos quatro dias do workshop, haverá dois temas. Na quinta e sexta-feira (9 e 10), a montadora portuguesa Patrícia Saramago tratará da montagem na obra de Pedro Costa. Patrícia é responsável pela montagem de alguns dos filmes mais marcantes do cinema português dos anos 2000, trabalhando no processo de nove realizações de Pedro Costa.

No sábado e no domingo (11 e 12) será a vez do diretor Pedro Costa comandar os trabalhos em seu workshop “O Ciclo das Fontaínhas”, considerada a parte mais significativa do seu trabalho, iniciada em 1997 com Ossos, passando por No Quarto da Vanda (2000), Juventude em marcha (2006), Cavalo Dinheiro (2014).

Para ver a programação completa, clique aqui.

Data: 08 a 12 de fevereiro de 2017
Horário: Consulte a programação
Horário da Bilheteria: entrada gratuita mediante retirada de ingressos na bilheteria 30 minutos antes de cada projeção
Local: Teatro
Entrada: Consulte a Classificação Indicativa
Valor do Ingresso: Entrada gratuita
Além da retrospectiva da obra dos cineastas de Portugal e da Espanha, haverá workshops e exibições comentadas

Os comentários estão desativados.