Notícias

Conversas Abertas do NCC

Conversas Abertas do NCC

Nas Conversas Abertas do Núcleo de Crítica de Cinema, são oferecidas 10 vagas para o público, que poderá assistir à aula do crítico convidado junto com a turma do NCC.

Conversa aberta #3, com Francis Vogner dos Reis
– Dia 16 de setembro, das 18h30 às 22h30
– 10 vagas, ingresso gratuito
– Informações e inscrições: nucleodecritica@tambormultiartes.com

Conteúdo: O sistema Sganzerla. A aula abordará trabalho de Rogério Sganzerla enquanto crítico de cinema em seu gesto intelectual de extrema originalidade na história da crítica brasileira: a criação de categorias para sistematizar o cinema moderno, como por exemplo, as dicotomias cinema do corpo-cinema da alma, câmera clínica-câmera cínica, e a eleição de um panteão de cineastas (Welles, Hawks, Godard, Resnais e etc) em detrimento de outros (Bergman, Visconti, Fellini, e etc), como tática para fazer a crítica à ideologia cinematográfica da época no Brasil. A partir disso a aula investigará a maneira como essa particular compreensão do cinema moderno foram as bases de sua obra como diretor.

[INSCRIÇÕES ENCERRADAS]

Conversa aberta #2 – com Luís Rocha Melo
– Dia 17 de agosto, das 18h30 às 22h30
– 10 vagas, ingresso gratuito
– Informações e inscrições: nucleodecritica@tambormultiartes.com

Conteúdo: Um olhar panorâmico e reflexivo sobre a crítica de cinema no Brasil, desde os anos 1920 à contemporaneidade. As particularidades do ofício da crítica ao longo dos tempos: crítico, cronista, jornalista, publicista, historiador. Crítica e cultura cinematográfica: imprensa especializada, clubes de cinema, cinematecas, crítica e curadoria. Crítica de cinema e política(s) cinematográfica(s). Crítico e cineasta: teoria versus prática? Dos anos 1970 aos anos 1990: padronização e decadência de um modelo; anos 1990: crítica, cinefilia e internet.

[INSCRIÇÕES ENCERRADAS]

Conversa aberta #1, com Sérgio Alpendre
– Dia 13 de julho, das 19h às 23h
– 10 vagas, ingresso gratuito
– Informações e inscrições: nucleodecritica@tambormultiartes.com

Conteúdo: a crítica de cinema como crítica de arte; a Crítica como gênero literário, como autobiografia; as diferenças entre a crítica cinematográfica de hoje e a crítica em seu auge; a formação do crítico; as diferenças entre a crítica, o jornalismo e a academia; o específico cinematográfico e a ideia de que a formação do crítico, até um bom ponto, é a mesma da de um cineasta; o poder da crítica de cinema, seu lado publicitário e seu lado de enfrentamento.

[INSCRIÇÕES ENCERRADAS]

Os comentários estão desativados.